domingo, 18 de novembro de 2012

As melhores atrações de Berlim

A capital da Alemanha proporciona ao visitante uma verdadeira viagem no tempo. Tendo sido palco de batalhas entre as maiores potências do planeta, e também a capital de um dos maiores impérios da Europa, Berlim tem, literalmente, muita história para contar. A quantidade de lugares de importância histórica, museus e exibições de arte por metro quadrado é de fazer inveja a qualquer capital europeia. Com tantas galerias e museus por todos os lados, tem-se a impressão de que a cidade escolheu a arte como a melhor forma de lidar com o seu passado turbulento. Exploramos as melhores atrações e passeios de Berlim por três dias e compartilhamos aqui as fotos e dicas. Confira!

1. Brandenburger Tor (Portão de Brandemburgo)

Metrô: Brandenburger Tor
Apesar não haver muito movimento nas ruas da cidade mais afastadas do centro e dos pontos turísticos de Berlim, ao se proximar do portão de Brandenburgo, as coisas vão mudando. O mais interessante é que o movimento de pessoas, diferentemente de cidades como Londres e Paris, parece ser mesmo de alemães, e não de turistas estrangeiros.
O portão tem uma arquitetura fenomenal, e é repleto de estátuas no seu interior, além de ter duas praças ao seu redor, que geralmente ficam lotadas. Diferentemente das fotos que se vêem do ponto turístico, a estrutura é cercada de outros prédios, e não fica solitária, como é o caso do Arco do Triunfo em Paris, por exemplo.
O portão tem uma história conturbada, tendo sido parcialmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial, e restaurado depois do término do conflito. Tendo vivido os horrores da guerra mais do que qualquer outro país da Europa, a Alemanha parece não querer esquecer ou repetir os acontecimentos do passado, e, por isso, por toda a cidade é possível ver pequenas placas com fotos dos monumentos bombardeados, como é o caso com o Portão de Brandemburgo.

 

2. Reichstag

Metrô: Bundestag
O Parlamento Alemão é o centro da política do país, e é lá onde leis são feitas e os assuntos de estado discutidos. O prédio é enorme, e tem uma arquitetura fenomenal. Por volta de 1990, depois da queda do Muro de Berlim, o prédio recebeu uma nova ala, projetada pelo mundialmente famoso arquiteto britânico Lord Foster, o Domo de Vidro. A estrutura tem cerca de 50 metros de altura e sua arquitetura é realmente impressionante e altamente futurista. A idéia do arquiteto era usar o conceito de transparência, por isso o uso do vidro, demonstrando assim a transparência da política alemã. O melhor de tudo é que é possível visitar o domo de vidro, de graça! No entanto, para conseguir ser admitido, você terá que fazer seu pedido online e esperar ser aprovado pela administração do prédio, tudo por causa das medidas de segurança adotadas pelo parlamento.
O processo de inscrição está disponível no site do parlamento, apenas em alemão ou inglês, e você pode conferir a página e marcar sua visita clicando aqui. A confirmação é enviada por email e você receberá um arquivo PDF anexado à mensagem. Este documento deve ser impresso e apresentado na hora de entrar. No dia da sua visita, você pode retirar um guia de áudio (que é grátis) e que é disponibilizado em português também! O guia de áudio é automático, e, de acordo com o seu movimento dentro da estrutura, o narrador vai dando detalhes sobre os prédios vistos na distância e também sobre o próprio parlamento. O passeio realmente vale a pena! Não deixe de conferir a área externa em volta do domo, ja que lá há um terraço de onde é possível fotografar o próprio domo e a paisagem em volta do parlamento.


 

3. Museumsinsel (Ilha dos Museus)

Metrô:Friedrichstrabe
A Ilha dos Museus tem nada mais que cinco museus de importância mundial (além da Catedral de Berlim). Mesmo que sua visita a Berlim seja curta, e você não tenha tempo de visitar todos os museus, esta parte da cidade vale uma visita somente pela sua arquitetura fenomenal.
Na parte principal da ilha, logo atrás do Altes Museum (Museu Velho), ficam a Alte Nationalgaleri (Velha Galeria Nacional) e o Neus Museum (Museu Novo). Lá se encontra um belíssimo jardim às margens do rio Spree, perfeito para fotos, e cercado por uma passagem coberta que liga os dois museus, composta de colunas gregas de granito. As colunas, juntamente com o jardim, formam uma paisagem linda. O jardim tem também algumas esculturas interessantes, como você pode ver nas fotos, e parece mesmo ser um espaço totalmente decidado à arte. Não deixe de subir as escadarias da Velha Galeria Nacional e apreciar a arquitetura do prédio e a paisagem do jardim um pouco mais do alto.
Mais escondidos, no final da ilha, ficam dois belíssimos e importantes museus, o Bodes Museus, o maior museu de arte da cidade, e o Pergamonmuseum, que tem uma coleção impressionante de artefatos romanos, gregos e islâmicos.
Visitamos o interior de três dos museus da ilha, eles são: Pergamonmuseum, Neus Museum e Altes Museum. O mais interessante, sem dúvidas, era o Pergamonmuseum, com suas reconstruções imensas de templos romanos.
O Altes Museum, apesar do seu tamanho, tem uma coleção um pouco limitada. Já o Neus Museum, tem uma colação de artefatos egípcios interessantes, além de o famoso Busto de Nefertiti, que é de uma beleza impressionante, e que se encontra em perfeitas condições.
Se você pretende visitar vários museus de Berlim durante a sua visita, vale a pena comprar o Berlim Museum Pass, que dá acesso a todos os museus da cidade (são dezenas), tem uma duração de três dias e custa EUR 19,00.


 

4. Coluna da Vitória (Siegessaule)

Metrô:Ostbahnhof
A coluna da Vitória é um dos principais monumentos de Berlim e fica bem no coração do Tiergarten, o parque do centro da cidade. A torre foi construída para comemorar as vitórias do Império Alemão em diversas guerras, e foi adornada posteriormente com uma enorme estátua de bronze maciço, Vitória, o anjo que se vê no topo da estrutra.
O monumento tem um museu no seu interior e um terraço circular, composto por colunas de granito vermelho que suportam a estrutura. Neste terraço existem belos mosaicos de vidro em cores vivíssimas, retratando cenas importantes da história do reino da Prussia . Não deixe de prestar atenção ao teto do terraço, que é de uma riqueza de detalhes impressionante. É possível visitar o museu e o terraço circular pagando apenas EUR 3,00. O passeio definitivamente vale a pena!
Um roteiro interessante a se fazer na cidade é começar o seu passeio na Coluna da Vitória e de lá seguir pela avenida 17 de Junho (Strabe des 17. Juni) até o Portão de Brandenburgo e o Parlamento.

 

5. Memorial ao Holocausto (Denkmal für die ermordeten Juden Europas)

Metrô:Brandenburger Tor
Este é, sem dúvidas, um dos mais impressionantes memoriais de todo o mundo. Com uma área de 19,000 mil metros quadrados, o memorial do Holocausto é composto de “caixões” de concreto, que variam de tamanho, alguns chegando a ter vários metros de altura. A distribuição dos caixões forma um labirinto enorme, e é possível percorrer caminhos formados pelos blocos de concreto.
O memorial fica, literalmente, do lado do Portão de Brandemburgo, e a estrutura mais parece um imenso cemitério a céu aberto no centro de Berlim. O lugar proporciona um espaço para reflexão sobre os horrores cometidos pelos nazistas contra os judeus durante o Holocausto.
Se tiver tempo, não deixe de visitar o centro de informações localizado no subsolo. Lá dentro, há exibições permanentes, com fotos da guerra e também uma lista com os nomes de todas as vítimas conhecidas do Holocausto.


 

6. Bebelplatz

Metrô:Friedrichstrabe
Seguindo direto através do Portão de Brandemburgo pela avenida Unter den Linden, chega-se a Bebelplatz, no centro histórico de Berlim. Esta praça é repleta de edifícios imponentes e importantes, como a Ópera Nacional, a Catedral de St. Hedwig (que tem um formato bastante interessante, inspirado no Panteon de Roma) e prédios da Faculdade Humboldt.
A praça tem um passado conturbardo, e foi o palco da famosa Queima de Livros, quando milhares de livros foram queimados por apoiadores do Partido Nazista. Não esqueça de conferir o monumento conhecido como “Noite da Vergonha”, que serve para lembrar dos horrores daquela noite. O monumento consiste de uma janela no chão, que dá vistas para estantes brancas vazias, simbolizando os livros queimados naquela noite.



7. Checkpoint Charlie

Metrô:Kochstrabe
O Checkpoint Charlie era o ponto de fiscalização mais famoso do Muro de Berlim, e era lá que acontecia o controle da passagem entre os dois lados da cidade e dos dois países em que a Alemanha foi dividida na época, a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental. Depois da queda do muro, o ponto foi preservado como parte do museu da área, que foi mantido exatamente como era na época da existência do muro.


Esta área de Berlim é bastante interessante, e até um pouco assustadora, já que o clima é um tanto sombrio. A história de violência, divisões políticas e terror do Muro de Berlim, juntamente com o cinza dos prédios e a realidade criada pelas placas e pelos soldados, realmente te fazem voltar no tempo. Não é difícil se imaginar estando alí quando a Alemanhã ainda era dividida, e os Estados Unidos estavam prestes a entrar em guerra com a União Soviética.
Não deixe de conferir os painéis que contam a história do muro em ordem cronológica, relatando os acontecimentos mais importantes da existência desta parede que literalmente representava a divisão do mundo entre capitalismo e socialismo.
Pertinho do Checkpoint Charlie, fica um outro ponto turístico importante de Berlim, conhecido como Topografia do Terror, o próximo passeio da nossa lista.



8. Topografia do Terror

Metrô:Kochstrabe
O Topografia do Terror é um museu a céu aberto encontrado no lugar onde ficava a matriz da temida Gestapo, a polícia repressora do Partido Nazista. Os prédios que abrigavam os escritórios, e também as celas da polícia, foram destruídos por bombardeios dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial. O que há no lugar hoje em dia são apenas algumas ruínas, resgatadas através de escavações, e um Centro de Documentação, onde é possível ver fotos, vídeos e exibições com detalhes interessantes sobre os anos de terror e de violência contra os judeus e outras minorias, promovidos pelos nazistas. Não deixe de prestar atenção na seção inteira conservada do Muro de Berlim, que se estende por todo o comprimento do museu. O muro foi conservado exatamente como era durante a sua existência. A sensação de estar naquele lugar é realmente indescritível. A presença do muro, que representa uma outra parte da história conturbada da cidade, juntamente com as ruínas do que antes era a “fábrica do horror” que tomou conta da Europa antes e durante a Segunda Guerra Mundial, realmente te fazem voltar no tempo e sentir um pouco da angústia que as vítimas do nazismo devem ter sentido durante aquela época.


9. Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche (Igreja Memorial Kaiser Wilhelm)

Metrô:Kurfurstensdamm

A Igreja Memorial Keiser Wilhelm é uma das atrações turísticas mais famosas de Berlim e deve fazer parte do seu passeio. A igreja foi danificada durante bombardeios dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, e teve a sua torre destruída, torre sta que está preservada até hoje como um memorial de guerra. Uma nova igreja de concreto, de arquitetura super moderna, foi construída ao lado da igreja original. A igreja encontra-se atualmente sob reparos, e está coberta por uma camada de madeira, que impede a visualização do monumento



10. Tiergarten

Metrô:Hansaplatz
O maior e mais belo parque de Berlim é realmente um pequeno paraíso natural, repleto de belos lagos , estátuas e monumentos. Durante o verão, o Tiergarten fica lotado de turistas e locais, que aproveitam para fazer piqueniques e passear com os seus cachorros. No inverno e no outono (quando visitamos) a cena é um pouco diferente, mas, mesmo assim, ainda dá para aproveitar a beleza do parque e de suas árvores frondosas, que ganham tons marrons e laranjas. O Tiergarten fica no coração de Berlim e abriga algumas das atrações turísticas mais visitadas da cidade, como o Memorial Soviético e a Coluna da Vitória.



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...