segunda-feira, 4 de março de 2013

As novas tendências em hotéis ecológicos


Reciclar é a  chave do momento. Até algum tempo atrás a ideia de preservar o meio e garantir o  das novas gerações era propagada por apenas pequenos grupos e organizações não governamentais ao redor do globo, no entanto as nações passaram a dar mais importância a este tema depois da realização das conferências mundiais e das diversas discussões sobre o aquecimento global e a proteção do nosso planeta. A partir disso, milhares de empresas passaram a criar e desenvolver produtos “verdes” com baixo nível de poluição, utilizando matérias-primas recicláveis e possibilitando cada vez a reutilização destes produtos.
Quem não se lembra das garrafas de refrigerante de  que eram reutilizadas por vários anos e mesmo  conservavam o sabor das bebidas¿ pois elas estão voltando com tudo principalmente em países como a Alemanha onde a maioria das embalagens dos produtos recicláveis são comercializadas com alguns centavos extras embutidos no preço, os quais são reembolsados aos consumidores quando as embalagens são devolvidas ao supermercado.
E como não podia deixar de ser, o  também seguiu esta mesma linha de raciocínio buscando a preservação do meio ambiente e a reutilização de produtos e serviços. Um bom exemplo disso são os hotéis que hoje procuram minimizar a agressão ao meio ambiente, além de certas opções de arquitetura que trazem ao hóspede uma maneira até mesmo inusitada de se hospedar.
Começando pelo Hostel Jumbo em Estocolmo na Suécia, um antigo avião Boeing 747 que ao invés de ficar abandonado em um hangar qualquer foi reciclado e tornou-se um hostel com 85 camas, banheiros compartilhados ao longo do corredor, televisor individual, internet wiFi e uma suíte matrimonial na cabine de comando com vista para o aeroporto que encontra-se a apenas 10 minutos a pé dali.
jumbo_hotel
Outro exemplo desta tendência mundial de reaproveitamento de produtos e serviços são os hotéis localizados em antigos faróis com espetaculares vistas para o mar, muito comuns em países como Escócia, Croácia e Reino Unido.
farol
Agora a novidade que vai dar o que falar são os hotéis containers. Já não é de hoje que a reutilização deste produto faz o maior sucesso entre os turistas, que o digam os viajantes que visitam o bairro Caminito em Buenos Aires, onde as casas foram construídas pelos imigrantes europeus à beira do Rio da Prata com restos de containers dos navios que aportavam no porto e que hoje é um dos cartões postais da cidade.
Agora se você acha que só mesmo os moradores deste bairro tem a oportunidade de saber como é viver em um container, saiba que a empresa Hotel Container Express veio para revolucionar o setor hoteleiro com seus projetos de hotéis com até 120 quartos, que oferecem acomodações de baixo custo e muito conforto dentro de um simples container.
hotel_conteiner_09
Mas como isso é possível? Bem, como muitos containers acabam sendo descartados depois do transporte dos materiais porque simplesmente não é lucrativo devolvê-los vazios ao país de origem, surgiu a questão: o que fazer para reaproveita-los? Foi a partir de então que a empresa Sleeping Around aproveitou a oportunidade para criar um hotel inovador, ecologicamente correto e ainda com uma construção rápida e custo muito menor que os hotéis em alvenaria– eles reutilizam os containers e os transformam em quartos de um hotel de relativo luxo. E não para por aí – o mais interessante é a mobilidade que o hotel possui, pois ele pode mudar de endereço por diferentes localizações interessantes do mundo, e vai até onde as pessoas estão dependendo da época do ano.
hotel_conteiner
hotel_conteiner_03-600x681
Certamente mais um exemplo de que a criatividade e a inovação podem ser as chaves para a proteção do nosso planeta.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...