quinta-feira, 20 de junho de 2013

Grandes Monumentos Históricos de São Paulo

São Paulo a  cidade mais rica do Brasil,  apesar de não ter belezas naturais, os turistas poderão contar com grandes monumentos históricos e uma grande variedades de opções de passeios culturais. Abaixo vamos citar alguns dos monumentos históricos mais importantes da cidade e que merecem ser visitados por quem estiver em férias em São Paulo! 

Monumento às Bandeiras


Monumento às Bandeiras – Foto de Dornicke – Wikipédia
Um dos monumentos mais famosos da capital paulista é Monumento às Bandeiras obra de arte executada pelo escultor Victor Brecheret. a obra monumental fica muito próxima ao Parque Ibirapuera outro ponto turístico muito visitado e famoso. O Monumento às Bandeiras fica exatamente numa praça em frente a  ao Palácio Nove de Julho, sede da Assembléia Legislativa.
O monumento tem cinquenta metros de comprimento e dezesseis de altura, a obra foi inaugurada em 1954 em comemoração ao 4º centenário de São paulo, e é conhecida também como o monumento do ‘empurra-empurra’ ou ‘deixa que eu empurro’ devido a localização das figuras humanas que se encontram a frente da embarcação. A obra é uma fiel representação os bandeirantes, expondo suas diversas etnias e o esforço para desbravar o país. Além de portugueses (barbados), vemos na obra negros, mamelucos e índios (com cruzes no pescoço),  puxando uma canoa de monções, utilizadas nas expedições fluviais.

Monumento à Independência do Brasil


Monumento à Independência – Foto de Dornicke – Wikipédia
O Monumento à Independência do Brasil ou mais conhecido como Monumento do Ipiranga, fica às margens do riacho Ipiranga, e foi construído em 1922 para comemorar o centenário da Independência do Brasil. O Monumento encontra-se exatamente onde D.Pedro I gritou: ‘Independência ou Morte’; proclamando Brasil livre de Portugal.
O monumento é em bronze e granito e foi idealizado e executado pelo escultor italiano Ettore Ximenes. Em sua cripta está instalada a Capela Imperial, construída 1952 para abrigar os restos mortais de D. Pedro I, de sua primeira esposa, D. Leopoldina, e também de sua segunda esposa, D. Amélia, todos trasladados de Lisboa.

Obelisco do Ibirapuera


Obelisco do Ibirapuera – Foto de Dornicke – Wikipédia
O Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera ou Obelisco de São Paulo, é um monumento funerário brasileiro localizado no Parque do Ibirapuera, São Paulo. Símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, o obelisco é o maior monumento da cidade e tem 72 metros de altura. A construção do monumento foi iniciada em 1947 e e concluída em 1970.
O  mausoléu do Obelisco guarda os corpos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (o M.M.D.C.) – mortos durante a Revolução de 1932 -, e de outros 713 ex-combatentes. O Obelisco feito de puro marmore travertino é um projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili e foi inaugurado em 1955.
Bom turismo pela maior capital da América do Sul!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...