quinta-feira, 20 de junho de 2013

Palácio de Monserrate – Personagens virtuais interativas falam com os visitantes

A partir do dia 30 de maio de 2013, o Palácio de Monserrate, terá dois novos habitantes, que através de de 5 tipos diferentes de plataformas digitais, receberá e conduzirá os visitantes através das salas, respondendo a perguntas e partilhando informação e imagens sobre a História do local.
Este projeto é o resultado do projeto FalaComigo, e é o primeiro do género em Portugal. A elaboração consistiu na criação de personagens virtuais interativas, com objetivos de divulgação, ensino e entretenimento, (incluindo algumas surpresas).
Palácio de Monserrate - Personagens virtuais interativas falam com os visitantes
Palácio de Monserrate – Personagens virtuais interativas falam com os visitantes – Projeto Fala Comigo – Foto Créditos: EMIGUS ©
Sir Francis Cook, responsável pela construção do Palácio, e o seu mordomo Edgar Smith (personagem ficcionada), servem de “anfitriões virtuais” e são os responsáveis pela transmissão da informação, vestidos ao estilo do século XIX e presentes ao longo da visita.
A interação é efetuada através de vários dispositivos fixos e móveis, que contêm aplicações temáticas sobre o monumento, acessíveis através de toque e fala, não tendo sido descurado o sentido lúdico, através de jogos interativos que estimulam a atenção do público. A aplicação móvel partilha o mesmo tipo de informação dos dispositivos fixos, mas dirige-se sobretudo a quem pretenda ter no seu telemóvel ou tablet a explicação da visita.
Palácio de Monserrate - Personagens virtuais interativas falam com os visitantes
Palácio de Monserrate – Personagens virtuais interativas falam com os visitantes – Proejto Fala comigo – Foto Crédito: EMIGUS ©

São cinco as ferramentas disponíveis ao visitante, para que sinta e viva de uma forma diferente o Palácio de Monserrate:

1. Welcome Spot – Onde Sir Francis Cook, personagem virtual faz uma breve descrição do Palácio e do projeto FalaComigo, convidando a conhecer o interior do monumento.
2. Talking Spot – Permite livre interação com o Mordomo Edgar. Consiste num ecrã de grandes proporções, através do qual os visitantes colocam todo o tipo de questões ao personagem virtual.
3. Learning Spot – Situado na Sala de Bilhar do Palácio, recria uma mesa de bilhar, responde à voz e é composto por um ecrã multitoque (onde podem estar até três pessoas a consultar em simultâneo), contém a “Linha do Tempo”, focando todos os momentos históricos importantes do Palácio e detalhes adicionais.
4. Action Spot – Está presente o Mordomo Edgar, com quem os grupos podem interagir, através de microfone, ao circularem pelo espaço, colocando questões.
5. Moving Spot – Aplicação que permite fazer a visita guiada através de smartphone (Android ou iOS), ouvindo e lendo as explicações do Mordomo Edgar.
O projeto FalaComigo pretende, assim, proporcionar ao público uma experiência nova, atrativa, simples e funcional. A recriação de personagens históricas animadas, o design apelativo e um discurso científico rigoroso, procuram de forma didática e pedagógica convidar o visitante à imersão no passado histórico, com realismo e autenticidade.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...