quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Como fazer a viagem perfeita sem ir à falência


As pessoas sempre me perguntam como eu faço para  tanto… (apesar de eu achar nem viajo tanto assim!) Alguns perguntam se eu sou milionário, se meus pais bancam minhas viagens, se é o CqA que me sustenta… na realidade ninguém nunca me perguntou: qual a sua técnica de juntar dinheiro para viajar tanto?
É exatamente isso que eu faço para conseguir realizar minhas viagens que em geral, são viagens longas que exigem um orçamento super organizado, e um grande investimento de tempo atrás de bons preços que se adeqüem ao meu budget.
 
Se o primeiro passo é organizar as  o passo  é definir prioridades.Chego de uma viagem normalmente já sabendo ou pelo menos pensando em qual será a próxima. Se a minha prioridade é viajar, eu realmente fecho a  para coisas que não são tão importantes para mim como aquela viagem. Assim consigo guardar mais dinheiro. E vamos ser realistas, sem dinheiro, sem viagem.
Uma das coisas que eu faço, e que pra mim funcionam muito bem, é NUNCA deixa para pagar as contas da viagem depois que eu volto. Primeiro porque me dá uma raiva danada saber que eu to pagando algo que eu já usufrui, segundo porque eu já chego de uma e começo a pagar a outra. Então, misturar esses pagamentos não são uma boa opção para mim. Quando estou viajando evito usar o cartão de crédito e quando uso, normalmente é para alguma despesa já esperada, ou seja, o dinheiro já está guardado para aquele pagamento.
Sei o quão insano parece ser tudo isso que eu estou falando, mas como não sou uma pessoa muito organizada financeiramente, faço isso para conseguir atingir meu objetivo, que é a viagem. E pra mim funciona muito bem.
 
 
Vou juntando todo dinheiro que eu ganho de fontes inesperadas tipo: presentes que vem em envelopes, ganhos extras com o blog (eu tenho um  job das 9h às 18h e minha renda – e viagens - vem disso!), moedas (sim, eu guardo todas elas), “dinheiros” que eu acho em bolsos e bolsas… Como esses são “dinheiros inesperados”, como eu costumo dizer, aproveito que o fato de não estar contando com ele para nada para guardá-los.
Assim, de repente, quando me dou conta, estou com uma poupancinha recheada pronta para ser investida em mais uma das minhas viagens de sonho. Aqueles que forem mais entendidos do assunto “investimentos” podem ir investindo esse dinheirinho para ele render um pouco mais… como eu sou um zero a esquerda nesse quesito deixo ele numa poupança mesmo e vou comprando aos pouco a moeda que vou usar na viagem. Isso é bom por um lado porque em alguns casos te ajuda a não tomar um prejuízo enorme, mas ruim por outro porque se a moeda desvaloriza acaba sendo mais barato comprar depois.
Uma última dica é anotar TUDO. Escreva desde os preços de sua primeira pesquisa até os pagamentos, conversões, taxas, impostos, quem pagou o que… isso vai fazer com que você mantenha as contas da viagem super organizadas e com isso vai conseguir entender para onde foi o seu dinheiro. Ou seja, vai saber onde gastou mais, onde pagou mais caro, quanto custaram as passagens, quanto de desconto conseguiu pagando a vista e claro, quanto você vai precisar no ato da viagem.
Perceberam o esquema? Estou longe de ser um expert no assunto, mas essa organização maluca toda funciona muito bem pra mim. E é isso que me permite organizra cada vez mais e mais viagens, e cada vez viagens com preços mais bacanas.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...