domingo, 18 de novembro de 2012

Alentejo Litoral - paisagens deslumbrantes


Imagine uma extensa linha de costa onde o Sol é rei e a maresia se mistura com perfumes do campo, onde praias inexploradas se fundem com enseadas abrigadas e pequenos portos de pesca, onde os tons do horizonte convidam ao sonho e o passado aguarda por ser descoberto... Já imaginou? Pois este paraíso existe e espera por si. Desde a península de Troia até próximo da ribeira de Odeceixe, há muito a explorar e a aprender.      
No Litoral alentejano, o clima permite-nos partir à descoberta da Natureza durante quase todo o ano. No Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que se estende desde Sines até Sagres já no Algarve, encontramos uma variedade de paisagens e habitats que fazem desta zona uma das mais bem conservadas faixas costeiras da Europa. Aqui é possível observar diversas espécies de flora e fauna, como as lontras que raramente se encontram em ambiente marinho e as aves que nidificam nas arribas junto ao mar. As praias alternam com lagoas costeiras, salinas, estuários e sapais, dando origem a zonas protegidas como a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha ou a Reserva Natural do Estuário do Sado, onde poderá admirar golfinhos e cegonhas no seu habitat natural. No interior, contrastam os declives das Serras de Grândola, do Cercal e as Colinas de Odemira.
Os antigos não foram alheios à fertilidade e riqueza destas terras que, aliadas à sua posição geográfica estratégica, atraíram a presença do homem desde a pré-história e excitaram a cobiça de Celtas, Fenícios e Cartagineses. Os Romanos também não se fizeram rogados em aproveitar os recursos da região. Daqui se adivinha a diversidade de vestígios arqueológicos encontrados na região, que podem ser apreciados nas Ruínas de Miróbriga perto de Santiago do Cacém ou de Cetóbriga em Troia.
Entre o Estuário do Sado e o Oceano Atlântico avistamos a península de Troia, rodeada de longas praias de areia branca e águas transparentes, onde encontrará uma vasta oferta de hotéis, restaurantes, campos de ténis e um magnífico campo de golfe. A Reserva Botânica das dunas da Península de Troia também merece uma visita atenta. Em direção a sul, os areais extensos de praias como a da Comporta, ideal para a prática de surf e kitesurf, ou a de Melides, onde poderá praticar parapente e bodyboard, vão dando lugar a pequenas enseadas abrigadas entre rochas até chegarmos a Zambujeira do Mar. Esta pequena localidade é muito concorrida durante o verão, em especial na primeira semana de agosto com a realização do Festival do Sudoeste, um dos mais importantes festivais de música do país que atrai milhares de jovens.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...