domingo, 18 de novembro de 2012

Alqueva - O Grande Lago


O Alqueva. Um espelho azul que invadiu as margens do rio Guadiana, tornando-se o maior lago artificial de toda a Europa e oferecendo uma nova identidade ao interior alentejano.
Os municípios de Portel, Alandroal, Moura, Barrancos, Mourão e Reguengos de Monsaraz ganharam novas panorâmicas – com vastas áreas onde pontilham inúmeras ilhas, braços de água e pontes – mas também uma multiplicidade de novas oportunidades e desafios. Já partiu à descoberta das “Terras do Grande Lago”? Não perca mais tempo! Para além da albufeira do Alqueva, existem vários locais a visitar, produtos a saborear, aldeias ribeirinhas a percorrer, castelos a conquistar… Para além das aldeias e vilas seculares, costumes tradicionais e artesanato surgem novos hotéis, restaurantes e um vasto leque de atividades. Imagine-se, por exemplo, a passar uns dias num barco-casa, parando aqui e ali para descobrir o interior. Ou a fazer um cruzeiro e praticar desportos náuticos. As sugestões não faltam. Descubra-as!

À volta do Grande Lago encontram-se tesouros históricos e monumentos que vencem o tempo, muitos deles, num exemplar estado de conservação e mantendo toda a autenticidade de outrora. Desde recintos megalíticos aos castelos imponentes, os pontos de interesse são diversificados e marcantes. Perca-se na altiva fortificação de Monsaraz… fotografe as casas brancas, as ruas estreitas e as vistas para o Alqueva. Mourão, ali ao lado, também goza de uma privilegiada localização junto à albufeira e merece uma visita atenta. 
Mais a norte, montes adornados com aloendros – termo que deu origem ao nome Alandroal – foram conquistados há séculos pelo Homem e viram nascer outras fortalezas, com destaque para Terena e Juromenha. O município de Portel é um dos mais antigos do Alentejo e palco de uma festividade importante: a Festa em Honra de Santa Ana. Na vizinha Moura é imprescindível perder-se na mouraria, com visita ao Museu Árabe, à Igreja de São João Baptista e à imponente Torre de Menagem do Castelo. Já em Barrancos, bem perto da fronteira, para além dos festejos que incluem touradas à espanhola, o Castelo de Noudar é imperdível.  
Não saia das redondezas! O Parque de Natureza de Noudar é propício a percursos pedestres, atividades em BTT e uma comunhão singular com a natureza. Toda a região permite observar as cegonhas a planar elegantemente no céu azul ou aprofundar o seu conhecimento em fauna e flora. Estas terras são ricas em cultura e tradições. O artesanato de São Pedro do Corval é uma passagem obrigatória! Para os mais gulosos, a gastronomia é uma tentação. Os produtos da terra como o azeite de Moura ou o presunto de Barrancos ajudam a compor uma sinfonia de sabores inigualável. Pratos de caça, as açordas, o borrego assado no forno e as migas com carne de alguidar são algumas das iguarias que vai encontrar. Para acompanhar este farto repasto… o vinho! Delicie-se com os vinhos brancos suaves, frescos e harmoniosos que contrastam com tintos encorpados e de aroma intenso. Seja qual for a escolha, o Alqueva vai encher-lhe as medidas…

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...