domingo, 18 de novembro de 2012

Conheça o Alentejo e não se arrependerá ...


O Alentejo é hospitalidade. Da alvura das casas sobressai o colorido das portas e janelas pintadas com esmero, prova do zelo com que as populações das pequenas aldeias e vilas saúdam os seus visitantes.
Aceite, pois, o convite… venha descobrir o Alentejo! Percorra estas planícies de extraordinária beleza, as ruas históricas das suas cidades e vilas e saboreie uma gastronomia ímpar! O Alentejo é tudo isso e muito mais. É, desde logo, uma terra diversificada que vai desde as praias paradisíacas do Litoral Alentejano até às zonas serranas de São Mamede, passando pelo grande lago do Alqueva e pela paisagem de planície mais a sul.
Comece pelas cidades. Em Évora, cidade Património Mundial, os monumentos e locais a visitar saltam à vista a cada esquina: o Templo Romano, a Sé, o Museu de Évora, o Palácio de Dom Manuel e a Igreja de São Francisco são apenas alguns exemplos dos locais a não perder. Relaxe na cosmopolita Praça do Giraldo e parta à descoberta das restantes cidades… Portalegre, Elvas, Estremoz e Beja.
A região alentejana assistiu à passagem de diversos povos e culturas desde tempos imemoriais, pelo que a herança megalítica e arqueológica é também impressionante. O Cromeleque dos Almendres ou a Gruta do Escoural são dois sítios que se evidenciam.
Descubra também as vilas históricas. Visite Monsaraz e sinta o que é viver dentro das muralhas de um castelo, seja romano nas ruínas da cidade de Ammaia e deslumbre-se com a imponência da vila de Marvão, no alto de uma fortaleza natural. Em Mértola, deixe-se encantar pela aura islâmica da vila e do seu castelo. Se é apreciador de cultura e história não pode de deixar de visitar o Alentejo.
Se gostar de atividades equestres, nada melhor do que visitar Alter do Chão e apreciar o cavalo lusitano. Se a preferência recair num contacto mais próximo com a natureza, não deixe de visitar o Parque Natural da Serra de São Mamede ou de passear no Parque Natural do Vale do Guadiana que define a fronteira luso-espanhola. A este rio se deve a recente alteração da paisagem alentejana, funcionando como força motriz de uma verdadeira metamorfose nas hoje conhecidas terras do Alqueva. Este grande lago e as belíssimas praias do Sudoeste Alentejano são sempre locais apetecíveis no pico do calor.      
Passemos à gastronomia! Com as matérias-primas mais simples – pão, vinho, azeitonas, azeite, entre outras – os alentejanos conseguem trazer para a mesa as mais apetecíveis iguarias. Os deliciosos pratos regionais ganham ainda mais paladar se conjugados com os famosos vinhos produzidos na região. Uma oferta gastronómica que se completa com os doces conventuais e os queijos (de Évora e de Serpa, por exemplo). De realçar que esta arte de bem servir também se estende à arte de bem-fazer. Aqui a oferta abarca praticamente todo o território e contempla diversas atividades artesanais. As tapeçarias de Portalegre, as olarias de Estremoz, Nisa e Redondo ou os famosíssimos tapetes de Arraiolos são incontornáveis neste circuito de artes e tradições.      
Como vê, são muitos os motivos de interesse da mais extensa região de Portugal, um destino em que escolher o que ver ou visitar é difícil. Mas não se deixe intimidar… venha explorar o Alentejo!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...