domingo, 18 de novembro de 2012

A região Oeste ... o melhor local para viver!!!


A região do Oeste afirma-se como um caso singular da perfeita comunhão entre a costa marítima e a terra, a serrania e os campos. Tendo como fronteiras o oceano, as serras de Montejunto, Aires e Candeeiros, o Pinhal de Leiria e o vale do Tejo, a paisagem forma-se de colinas e vales, casarios brancos, vinhas e árvores de fruto. Destas resultam maçãs e peras de grande qualidade, bem como vinhos excelentes como os das Quintas de Alenquer, de Óbidos e das Linhas de Torres, três rotas enoturísticas a ter em conta.
A Natureza foi generosa com a região e, no sentido de preservar este legado único, foram criadas áreas de proteção como a Reserva Natural da Berlenga, onde nidificam mais de 80 espécies de aves marinhas, a Área de Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, as Falésias do Oeste, testemunhas milenares da origem dos continentes, o Paul da Tornada, formado por várias lagoas vibrantes de vida animal, e a Lagoa de Óbidos, onde subsistem espécies raras de aves e moluscos.
Pela mão do homem surge outro património, este histórico e monumental. A presença de Celtas, Fenícios, Romanos e Árabes deixaram traços profundos na região e na própria maneira de ser das gentes, orgulhosas da sua hospitalidade, bem como importantes testemunhos do passado. Exemplos disso são o castro calcolítico do Zambujal, o castelo de Torres Vedras, e o castelo de Óbidos. Merecem também visita os conventos de Varatojo e da Graça em Torres Vedras, o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, e sobretudo o imponente Mosteiro de Alcobaça, declarado Património Mundial pela UNESCO e testemunho da obra dos monges cistercienses nestas terras. Não perca também a Rota Histórica das Linhas de Torres e conheça o sistema defensivo que ditou o fracasso da terceira invasão das Tropas Napoleónicas na tentativa de conquistar Lisboa.
Na costa vivem as tradições marítimas das características vilas piscatórias, onde podemos encontrar o mais fresco e saboroso peixe habilmente cozinhado. A gastronomia oferecida nos excelentes restaurantes passa também por pratos como caldeiradas e mariscos de qualidade excelente, sem esquecer a doçaria conventual que é também imagem de marca da região. O artesanato é também famoso, do qual se destacam a cerâmica de Rafael Bordalo Pinheiro nas Caldas da Rainha ou as rendas de bilros de Peniche.
Entretanto, que tal passar por uma das excelentes praias do Oeste? Escolha entre Santa Cruz, Peniche, Foz do Arelho, São Martinho do Porto ou Nazaré e relaxe um pouco ao som das ondas. Recobrada a energia, porque não praticar remo, vela ou windsurf? Ou talvez prefira o verde de um dos muitos campos de golfe prontos a recebê-lo com a afabilidade que caracteriza este povo… A escolha é toda sua! Explore a região através do site http://www.turismodooeste.pt/ e consulte http://www.visitoeste.com/, onde poderá encontrar preços especiais na hotelaria e um programa integrado de eventos.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...