domingo, 18 de novembro de 2012

Pelos Pinhais de Leiria ....


Num misto de matas verdejantes, praias encantadas e um património arquitetónico único, esta região vale por si mesma pela sua história, religiosidade, dinamismo e hospitalidade.

Se preferir sol e praia, nada melhor do que tomar a Estrada Atlântica, que parte da Praia do Norte na Nazaré e percorre as principais praias da região até à Praia da Vieira, ao longo de matas nacionais, arribas e pequenos núcleos urbanos pitorescos. Paralelo a este percurso avista-se o Pinhal de Leiria, que forneceu a madeira para a construção de embarcações na época dos Descobrimentos. No meio deste, surgem as Termas de Monte Real, de reconhecidas propriedades terapêuticas e já muito apreciadas durante a ocupação romana.


Conheça o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros num percurso pedestre, de BTT ou até de burro… No interior da terra, alguns metros abaixo do nível do solo, diversas grutas estendem-se por centenas de metros em galerias e lagos subterrâneos. Grutas da Moeda, Mira de Aire, Alvados e Santo António são nomes de alguns destes lugares de uma beleza singular. À superfície, na “Pedreira do Galinha” encontra-se o mais longo trilho de pegadas de dinossáurios saurópodes conhecido em todo o mundo. Outra visita a não perder!



No alto de Leiria vigia o seu Castelo, palco de batalhas desde a ocupação muçulmana às invasões francesas, onde vale a pena visitar o núcleo museológico. Outras histórias são contadas pelos castelos de Ourém, Pombal e Porto de Mós, sem esquecer o emblemático monumento gótico erguido em agradecimento à vitória sobre os castelhanos, o Mosteiro da Batalha, eleito Património Mundial pela UNESCO.

Não deixe também de provar a saborosa gastronomia baseada em produtos do mar e os doces conventuais, e aprecie a delicadeza das faianças, das porcelanas e das peças em vidro, cuja produção tem raízes seculares.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...