quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Os atrasos nos aeroportos: Cinco maneiras de lidar


Nada mais inconveniente para sua viagem do que os atrasos dos aviões nos aeroportos, ainda mais se um desses aviões é o seu, não é mesmo?! E há uma série de fatores que sempre colaboram pra que sua viagem dê errado: o tempo imprevisível, problemas técnicos, problemas de segurança nos aeroportos e vias aéreas congestionadas.
Então, se todas essas coisas te deixarem plantado no piso do aeroporto, é importante saber como se proteger em caso de atraso de voo. Primeiro, você precisa de um plano de “segurança” pra esse caso.

Verifique se você tem opções, como uma reserva de hotel ou um voo alternativo, caso você esteja encalhado. Segundo, você precisa conhecer seus direitos como passageiro. As companhias aéreas são obrigadas por lei compensar passageiros por atrasos ou cancelamento de voos, e cada operadora tem sua própria política quando acontecem casos assim.
Leia ou pelo menos procure saber um pouco sobre o contrato de sua companhia de transporte aéreo em caso de emergência.

Aqui estão algumas dicas para ajudar você a lidar com os atrasos nos aeroportos:

1- Cheque as condições do tempo

Quando se trata do tempo e das condições metereológicas, você não precisa um homem do tempo para saber quando uma tempestade pode afetar a sua viagem. Se você vai viajar para a Europa, e lá está em pleno inverno, a probabilidade de uma tempestade de neve é bem alta, procure se informar sobre as condições nos dias que você vai voar para o seu destino. Já as tempestades de verão podem ser menos previsíveis, como a formação de nuvem de tempestade pode ocorrer rapidamente, isso se torna praticamente um “jogo de sorte”, mas há sempre informações em jornais e na TV que são sempre úteis para não acabar com os seus planos. Checando isso as possibilidades de você se arriscar e ficar exposto aos atrasos de voo são menores, já que causas naturais são um dos motivos que mais prejudicam viagens pelo mundo.

2- Faça uma reserva de segurança em algum hotel

Já aconteceram muitas vezes casos de voos que atrasaram um dia inteiro para decolarem, neste caso você não vai querer ficar esperando a vontade do avião para viajar, tenha uma reserva de segurança em algum hotel da região próxima ao aeroporto que você vai embarcar, geralmente oshotéis não cobram um serviço que não foi usado, então se seu voo der certo é só você ligar e dizer que não precisa mais da vaga, eles vão entender e você não vai correr o risco de ficar horas deitado no saguão do aeroporto desconfortável e sem comodidade.
OBS: Tenha o número do hotel no celular, assim você poderá ligar para eles irem te buscar no aeroporto, sem precisar gastar a mais com táxi.

3- Cheque voos alternativos

Se parecer que as coisas vão ficar feias, certifique-se de conhecer alguns dos voos alternativos de outras companhias aéreas, tente se lembrar de que as companhias “menores” sempre possuem muitos voos disponíveis. Dessa forma, quando 100 mil pessoas estão em espera para embarcar na empresa líder de viagens, você está no telefone com outra companhia aérea e pode se dar muito bem com isso porque ela não vai atrasar e vai até te tratar melhor. Se você conhece alguns voos de outras companhias, dentro de algumas horas de seu voo original, você já estará muito à frente do jogo quando você tenta transferir o seu bilhete para outra companhia aérea. Assim, você conversa com a sua companhia que iria fazer o seu primeiro voo, e ela assina a transferência de sua passagem para esta outra. No final você chegará ao balcão da empresa armado com a informação que necessita e pronto para embarcar no seu outro avião.

4- Verifique o site da companhia aérea

No passado, os call centers de avião foram totalmente prejudicados pela alto volume de chamadas que acontece quando existem atrasos de voo em massa. A maioria das companhias aéreas descobriram que a Web é uma maneira muito melhor para distribuir a informação, e terá alertas, atualizações e às vezes até mesmo sugestões sobre como proceder em casos de emergência com os atrasos ocasionados.

5- Leve lanches e um bom livro para ajudar a passar o tempo

Como provavelmente você irá passar muitas horas esperando que a sua situação de voo se normalize, leve na sua bolsa suprimentos para casos de aperto como este, barras de cereal ou lanches naturais são os ideais, coisas muito pesadas podem atrapalhar, pois adicionadas ao nervosismo te prejudicarão. E é claro que se entreter é ideal para a situação, ler um livro vai ajudar você a relaxar e não se estressar tanto. Outro detalhe importante é manter a calma, lembre-se, funcionários de empresas aéreas estão lá para ajudá-lo, mas freqüentemente são inundados com os passageiros confusos. Seu rompimento de viagem não é culpa deles e lidar com eles educadamente e de modo amigável irá melhorar a situação para todos.

Para mais informações sobre quais os direitos que têm como um inseto, confira os direitos dos passageiros, e obter a informação atualizadas sobre as novas leis federais que protegem os passageiros através da Anac.

Onde reclamar

A Fundação Procon ( www.procon.sp.gov.br ) disponibiliza em seu site uma cartilha dando orientações ao consumidor. As dicas vão desde como agir em caso de atrasos do vôo, até como proceder para ser atendido por um órgão de defesa do consumidor.
O Idec ( www.idec.org.br ) criou uma campanha chamada “Apagão aéreo: exija respeito e o fim da crise”. No site do instituto é possível encontrar um modelo de ação que pode ser preenchido pelo próprio interessado, sem precisar da ajuda de advogados.
As reclamações também podem ser feitas nos postos e no site da Anac ( www.anac.gov.br ). Para isso é necessário ter o número do vôo, a companhia, o tempo do atraso e nome de pessoas que testemunharão a seu favor.
Companhias aéreas
As empresas aéreas disponibilizam serviços de atendimento ao cliente para reclamação e checagem de informações, como horários de vôos e possíveis atrasos. Anote:
BRA – (11) 5090-9313
GOL: 0800-7012131
Ocean Air: (11) 5090-9236
Pantanal Linhas Aéreas: (11) 5044-9070
TAM: 4002-5700
Varig: 4003-7000

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...