domingo, 18 de novembro de 2012

Serra da Estrela - A montanha mais alta de Portugal Continental


Enfeitada com um manto branco no inverno, de verão revela-se verdejante e luminosa. É conhecida pela neve e é local de referência para apreciadores de desportos de inverno, mas a Serra da Estrela é muito mais do que um destino sazonal.  
Suba até à imponente Torre, no ponto mais alto de Portugal Continental, e deslumbre-se com a paisagem, onde se vislumbram os vales recortados pela água que alimenta os rios Mondego, Zêzere e Alva. Inspire fundo, sinta esse ar refrescante e percorra através de percursos pedestres a rota dos vales glaciários, apreciando os contornos deste maciço montanhoso de granito e xisto. Aventure-se e descubra através de trajetos pedestres a Rota das 25 Lagoas, autênticos espelhos de água, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.
É apreciador de história? Certamente ficará a gostar de conhecer os imponentes Castelos da região. Percorra as aldeias históricas, como a antiga Belmonte, memória viva do Judaísmo, ou Castelo Rodrigo, de influência romana, passando pela medieval vila de Trancoso, até ao resistente centro histórico de Almeida, delimitado pela sua fortaleza militar. Rume a Marialva, aldeia que pela sua posição estratégica serviu de travão aos invasores durante a Idade Média e encontre em Linhares, com calçadas romanas, o local ideal para se aventurar na prática de parapente. Medievais são também as aldeias de Castelo Mendo, rodeado por muralhas, e Sortelha, vigiada por um castelo altaneiro do século XIII.     
 
A Rota da Lã é-lhe familiar? É uma das rotas culturais europeias mais importantes, que pode descobrir seguindo até Manteigas, privando de perto com os anciões artesãos de lã que ainda hoje subsistem desta arte milenar, um autêntico legado cultural. Arte cuja história está preservada no Museu dos Lanifícios, na Covilhã, um local imperdível. Como imperdíveis são também os sabores e a gastronomia desta região. Ser-lhe-á impossível ficar indiferente ao autêntico e genuíno queijo da serra, conhecido além fronteiras.      
E porque não saboreá-lo no Solar do Queijo da Serra, no antigo Paço Municipal de Celorico da Beira, enquanto conhece a história de uma iguaria já homenageada na Idade Média pelo dramaturgo Gil Vicente. E para acompanhar nada mais delicioso do que o amarelado pão de centeio do Sabugueiro, feito na aldeia mais alta de Portugal. Leve a família a conhecer a história e os segredos deste alimento no Museu do Pão, em Seia, e assista ou participe no fabrico do pão. Aprecie o delicioso mel serrano, os doces tradicionais, o azeite e os enchidos. A Serra da Estrela é em tudo generosa, como também o povo beirão, mestre na arte de bem receber.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...