domingo, 18 de novembro de 2012

Visite a cidade de Lisboa e seus arredores


Desde a tipicidade do bairro de Alfama à modernidade do Parque das Nações, desde o azul do estuário do Tejo ao verde da Serra de Sintra, passando pela planura das praias às falésias do Cabo Espichel, Lisboa encanta, e canta o Fado na alma das gentes desta região.      
Mas este encanto não é só de hoje. Os Fenícios deslumbraram-se com este “porto encantado” e aqui fundaram uma cidade. Os Mouros invejaram-nos e tomaram-na à força, tal como D. Afonso Henriques e seus aliados Cruzados. No século XII, Lisboa converte-se ao Cristianismo e, um século depois, é elevada a capital do país. Vieram os Descobrimentos, que a tornaram rica e poderosa mas, em 1755, um terramoto decidiu mudar-lhe o rosto e assim nasce a Lisboa de hoje, sob a inspiração do Marquês de Pombal.
Para conhecê-la melhor, começamos pelas ruelas do Bairro Alto, eclético e multicultural, e descemos pelo Chiado, centro artístico e intelectual. Ao lado, visitamos a zona do Carmo para admirar o Convento e o Museu Arqueológico do mesmo nome. No Largo do Carmo, recordamos a Revolução dos Cravos de 1974.
Continuamos para a Baixa, tomando o incontornável Elevador de Santa Justa, e encontramos o centro do comércio da cidade. Enveredamos pela Rua Augusta, artéria principal da Baixa Pombalina que parte da Praça do Rossio e se abre ao rio no Terreiro do Paço, onde não podemos deixar de visitar o MUDE – Museu do Design e da Moda, que alberga uma das mais importantes coleções internacionais de objetos de design e peças de alta-costura. À esquerda, avistamos a colina onde se ergue o Castelo de São Jorge, berço da cidade e Monumento Nacional. Passando o Cais do Sodré, avançamos em direção à Ponte 25 de Abril, passando pelo Porto de Cruzeiros, e tomamos a Avenida da Índia até chegar ao monumental Mosteiro dos Jerónimos e ao Centro Cultural de Belém. À nossa direita, a Marina, o Padrão dos Descobrimentos e, ao fundo, a Torre de Belém.      
Saindo da cidade, há toda uma região envolvente não menos emocionante. A norte, a vila marítima da Ericeira com suas praias de excelente qualidade. Mafra escreve o seu lugar na história com o seu Palácio Nacional e Convento, monumento barroco único no mundo. Santarém prefere o gótico na sua arquitetura, enquanto que Tomar se orgulha do seu castelo templário e do Convento de Cristo, Património da Humanidade.      
A oeste, o Património Mundial de Sintra inspira poetas e escritores com o romantismo dos monumentos e o exotismo da vegetação. Ali, o Parque Natural Sintra-Cascais estende-se até às praias atlânticas e ao Cabo da Roca, o ponto mais ocidental do continente europeu. A sul, para os lados de Cascais e do Estoril, os campos de golfe confundem-se no verde da paisagem e, ao longo da marginal em direção a Lisboa, sucedem-se praias e unidades hoteleiras de qualidade onde pernoitar.
Atravessando o Tejo, as praias da Costa da Caparica são famosas, assim como a sua Arriba Fóssil, Paisagem Protegida. Junte-se o Parque Natural da Serra da Arrábida e a Reserva Natural do Estuário do Sado para completar um quadro turístico digno dos melhores pintores.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...