sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Florença - Capital da Toscana


Dizem que quem tem boca vai à Roma, e eu acrescentaria: e quem vai à Roma vai até Florença também! Afinal, além de conhecer a capital da Itália (Roma), para conhecer um pouco mais do país é bom visitar também seu interior, incluindo Florença (Firenze para os italianos), a capital da região da Toscana, uma área muito conhecida por seus vinhedos e cenários montanhosos que costumam arrancar suspiros e encantar os viajantes.





















Para chegar até Florença, o jeito mais fácil e rápido é pegar um trem, que faz o percurso em só 1:30h se for de trem rápido, e custa cerca de 29 euros na classe econômica. Já se optar por um trem mais lento (regional) o trajeto vai demorar cerca de 3:30h, mas o preço é mais em conta, a partir de 19 euros na Trenitalia (ferrovia italiana).

DICA dada pela leitora Silvia (nos comentários): comprando os tickets com bastante antecedência dá para conseguir por ótimos preços/desconto. Ela pagou só 9 euros o trecho Roma-Firenze (no trem rápido), comprando 75 dias antes! ;-)


Florença fica no meio do caminho entre Roma e Veneza, outro destino italiano que está na lista de 10 entre 10 que vão até lá. Por seu assim tão rapidinho, dá até para pensar em fazer um bate-e-volta no mesmo dia a partir de Roma, porém eu não recomendo não! Florença é para sentir e caminhar aos poucos, intercalando os passeios (geralmente sob um sol escandante) com um gelato italiano, ou vários deles! Só não se surpreenda se na conta vier a taxa de “coperto”/couvert, pois lá na Itália é assim mesmo, e você paga para sentar!  O trajeto entre 2 pontos em Florença é parte da graça da visita! Subir e descer ruazinha estreitas, observar a fachada das residências, as esculturas nas praças, ouvir o delicioso idioma italiano, dar uma pausa... Sendo assim, recomendo que se hospedem na cidade para conseguir conhecê-la melhor, ficando pelo menos 2 dias ou mais, e de preferência se hospedando pertinho do Centro Histórico, para já sair caminhando de seu hotel pelas imediações, e ir sentindo a vibração e o peso cultural desta cidade, que já abrigou e tem importantes obras de nomes de peso como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Rafael e Botticelli.

 
Nós ficamos em um hostel aconchegante nas imediações da Gallerie dela’Academia, e portanto um de nossos primeiros contatos com um “cidadão” típico da cidade foi com... Davi! (obra mestra de Michelangelo, com 5 metros de altura no total, perfeito e imperdível!). Aliás, prefira ficar em guesthouses e hostels, do que em hotéis de redes grandes e que possuem sempre a mesma cara e padrão ocidental/globalizado. Se hospede em algum predinho tipicamente italiano, compre seu café da manhã na padaria local e imagine como seria morar por lá de verdade! Uma boa opção é reservar peloHostelBookers, pois além de bons preços lá você encontra acomodações de todos os tipos, e consegue dar uma olhada no mapa geral com a posição dos hotéis, o que facilita muito achar “um bom lugar ao sol” (quentíssimo) da capital da Toscana!
  
Montei um mapinha com parte de nosso trajeto e pontos principais que visitamos na cidade, e disponibilizo aqui para quem quiser consultar e ter uma idéia da distância entre as coisas.
 
clique aqui para acessar o mapa interativo

Alguns “FLASHES” de locais que valem a visita por lá:
(demoramos 1 dia e meio para ver tudo isso, e foi bem puxado!)
1- Gallerie dell’Academia: é um museu de artes, focando principalmente em esculturas do Renascimento. A maioria vai quase direto até Davi, até porque o resto do local e do acervo não é tão surpreendente assim. Não pensei que iria achar graça ver ao vivo, pois já tinha visto em inúmeras fotos, mas realmente esta estátua feita por Michelangelo impressiona!! A perfeição da musculatura, das veias marcadas ao longo do braço e mãos a torna diferente (e superior) a quase tudo que já se viu em escultura, uma perfeita aula de anatomia, tornando quase vivo um objeto em pedra. Na minha opinião valeu a visita e os euros gastos, só para ver de pertinho. Detalhe: não é permitido tirar fotos da obra, mas de longe conseguimos "burlar esta lei", tirando 2 fotos (esta e outra que desfocou), até o fiscal chamar nossa atenção e a partir dali ficar nos olhando sem parar, hehehe (não incentivo... mas não deu mesmo para resistir...!!).









































2- Palazzo Vecchio: também conhecido como Palazzo della Signoria pois fica na praça de mesmo nome. É onde se encontra a prefeitura da cidade. Dá para entrar e ver os salões internos, além de acessar a parte de cima onde dá para ver melhor a torre com o relógio, e se quiser almoçar num restaurante chique que tem lá. Na praça, vale admirar a Galeria das Esculturas e tantas outras fontes, edifícios e cafés ao redor.


























3- Praça e Igreja de Santa Maria Novella: simples e pequena comparada ao tamanho de outras praças e igrejas italianas, porém um local bastante agradável. De frente para esta igreja tem uma sorveteria de esquina muito boa e com preço mediano, não deixe de experimentar o sorvete (gelato) de nutella, bom demais!


 
4- Piazza del Duomo e a Basilica di Santa Maria del Fioredispensa maiores comentários. É onde fica uma das catedrais mais visitadas de toda a Europa, todo turista passa lá para apreciar a imeeeeeeensa obra toda coberta de mármore, e sua cúpula (duomo) com desenhos no interior que parecem vivos e tridimensionais, tamanha a perfeição. É para ficar horas babando nos relevos/esculturas da fachada, ou admirando as peças internas feitas por Giotto. A Basílica é tão grande que não cabe inteira em nenhuma foto, seja na largura ou altura. A torre do campanário (sino é altíssima e dá para subir para apreciar a vista da cidade. Tudo tombado pela Unesco como Patrimônio Histórico Mundial. Uma das entradas dos "edifícios" que formam o complexo tem um portão com cenas em relevo e folheados a ouro, simplesmente divino!







5- Piazza della Repubblica: é a praça central da cidade, com um grande portal de passagem, e um carrossel que parece ter saído de um filme de conto de fadas (amei!). Ao redor, vários cafés e restaurantes elegantes, e a presença constante de artistas de rua e músicos pelo local. 

























6- Gallerie Ufizzi: aqui se encontram as obras dos mais famosos artistas e escultores italianos. Acervo de excelente qualidade principalmente para quem aprecia arte do período do Renascimento. O melhor museu da cidade com certeza. Vá com tempo, pois as vezes só na fila para entrar já se perde 1h dependendo da temporada!



7- Ponte Vecchio: é a mais famosa da cidade, e vai ser dirfícil você encontrar outra ponte com este visual em toda a Itália, pois ela é única e está lá desde 1345 (pasmem!). Pedrestes e carros circulam pela ponte, que é cheia de joalherias e muitos turistas também! Esta vista da foto abaixo foi tirada de dentro da Gallerie Ufizzi.









































8- Palazzo Pitti: construído pela Familia Pitti para rivalizar com os Médici na época. O Palácio é tão imenso que o projeto "megalomaníaco" acabou levando a família a fal~encia, e quem comprou-o em seguida foram os... Médici! Hoje é possível visitar o Palácio, onde também funciona um museu.
 
 




















9- Giardino Boboli: é um imenso complexo de jardins, cheio de esculturas, fontes, trilhas e "labirintos", plantas... só uma palavra para descrever: impressionante! Não deixe de ir, e vá com tempo. Passe algumas horas num dos vários espaços de lá, procure uma sombra e se possível faça um piquenique!








































10- Basilica di Santa Croce: é uma igreja Franciscana, e a fachada de mármore branco foi adicionada bem depois, o restante do corpo da construção é todo em tijolo como dá para ver um pedaço na foto. É aqui que estão enterrados grandes nomes italianos, como Michelangelo, Maquiavelli, Rossini, Galileo Galilei... fora as obras esculpidas de outros grandes mestres em seu interior, como o painel "A Anunciação" de Giotto. Perdemos de entrar lá por questão de minutos, então não deixe para ir muito no final do dia! Ali do lado fica a Biblioteca Nazionale, dê um pulo para conferir.


11- Piazzale Michelangelo: a praça em si não tem quase nada, é um enorme espaço vazio com uma réplica da estátua de Davi de Michelangelo (por isso o nome). O que conta aqui é a posição no alto de uma colina, e toda a vista da cidade ao redor, que é linda. No Pôr-do-sol deve ficar ainda mais incrível! Se não gosta de subidas íngremes e contínuas, vá de ônibus, que pára ali na frente.




O MELHOR DA CIDADE:
Quer saber meus TOP 3 locais imperdíveis na cidade? Consulte este outro post que conta mais detalhado sobre cada um deles. E como já escrevi aqui, não tem como deixar de fora a Piazza del Duomo, com sua Catedral maravilhosa como atração principal, além de ver a estátua de Davi na Gallerie dell’Academia, pois réplicas você vai encontrar por toda parte lá, mas nenhuma se equipara a ORIGINAL! ;-)


O QUE VISITAR NOS ARREDORES DA CIDADE:
Gostou da cidade e quer ficar mais tempo por lá? Passeio por tudo, e aproveite a proximidade para fazer viagens de 1 dia (bate-e-volta) e conhecer algumas das cidades vizinhas ao sul, como:

- a charmosa e medieval San Gimignano, super recomendada pelos viajantes que já exploraram o interior da Itália, com seu centro histórico considerado Patrimônio Arquitetônico Mundial pela Unesco.  Indo de ônibus demora +-1:30h, e custa uns 6 euros. Não dá para ir de trem direto, pois a cidade não tem estação.

Siena, outra cidade cujo centro histórico foi classificado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Leva 1:30h em trem comum e custa 7,70 euros.

Arezzo, uma cidade que assim como Firenze é cortada pelo Rio Arno, e sede de diversas construções históricas importantes. Demora a partir de 33minutos para chegar, pelo valor de 9 euros.

Se é um apreciador de vinho, então sugiro que se perca na região de Chianti (com certeza já ouviu este nome né?). ;-) Visite as extensas plantações e vinícolas, e faça um tour guiado para aprender um pouco mais como se fabrica um dos melhores vinhos da Itália!

E ainda:
Se faz parte de seu sonho e imaginário conhecer a Torre de Pisa... aproveite para ir até a cidadede Pisa também, fica a oeste da cidade, é pertinho!  A viagem de trem até lá demora entre 50min-1:20h, e custa cerca de 7 euros.

Não deixe de incluir Florença na sua lista de locais para visitar na Itália, a cidade é uma delícia, respira arte, e com certeza merece sua visita. Só uma dica final: se não gosta de andar debaixo de calorão do sol, evite ir em pleno verão europeu, a cidade é realmente quente, e o sobe e desce das ruazinhas pode ser bem cansativo! (confesso que eu que não sou tão fã de calor penei um pouco por lá...) ;-)

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...