sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Free shop (ou Duty Free): comprar ou não? Eis a questão!




Para quem não sabe Duty Free (ou Free shop) são lojas dentro dos aeroportos que vendem produtos sem a taxação de impostos (ou com impostos reduzidos), e que por este motivo costumam ser mais em conta. Isso não quer dizer que tudo que seja vendido lá seja barato, pelo contrário: como são produtos de boas marcas e grifes, eles são mais baratos dentro de suas classes de preço padrão, mas não são por si só mercadorias de baixo valor. Os Duty Free ficam no interior das salas de embarque ou desembarque de vôos internacionais, por isso você só terá acesso a um se for efetuar um vôo que sai do país.

Como não pude viajar junto até o Japão, 
o maridão compensou trazendo muitas guloseimas para mim!
__________________________________________________________________________

DICAS PRÁTICAS:
- de preferência deixe para comprar na volta de sua viagem, assim não começa a encher as malas de peso e volume já no início da jornada! Em alguns aeroportos vc pode reservar o produto na ida e retirar na volta (pelo mesmo preço), ou mesmo desistir se quiser, então vale checar se tem esta opção. De qualquer forma.... (dica abaixo)

- Gostou de algo e achou por um preço bom/razoável? Leve de uma vez!É super frequente a gente deixar para depois achando que vai encontrar igual (ou mais barato) em outro Duty Free no decorrer da viagem... e simplesmente não acha mais!! O mesmo vale para lojas na cidade em que está visitando. Se tem certeza que quer e precisa daquilo, não deixe para depois, o risco de ficar sem é grande

- Por último: preço de Free Shop tá sempre em dólar, e também na moeda local do país do aeroporto em questão. Faça sua opção, e se tiver dólar sobrando em casa (de uma outra viagem), tem a opção de usar lá. Ah! Não esqueça de levar seu passaporte! Eles pedem em toda e qualquer compra, na hora de pagar no caixa. Sem ele, sem mercadoria! (um dos motivos para carregar o passaporte mesmo em trechos nacionais)__________________________________________________________________________


Mas vamos as sugestões do que na minha opinião eu acho que vale a pena comprar num Duty Free ou não:

NÃO VALE MUITO A PENA

- ROUPAS 
Porque? Porque ainda assim costumam ser caras (só marcas famosas), e podem ter o mesmo valor que vc encontraria na cidade que vai visitar, se a loja estiver em promoção. Na loja em si terá muito mais variedade de modelos para escolher também.

- ELETRÔNICOS
De modo geral não compensa, e acho que numa loja específica desses artigos também poderá pesquisar mais variedade de modelos e custo benefício... Mas tem que sempre ficar de olho, pois as cãmeras fotográficas digitais costumam ter sim bom preços, mas é bacana se voc~e já sabe o modelo certinho que quer, para não ficar na dúvida e comprar qualquer outra que tenha preço bom mas depois perceba que não atende totalmente suas expectativas.

- SOUVENIRS
Tá aí uma coisa que não recomendo mesmo comprar no aeroporto, acho os preços sempre muito inflados! Tem muita coisa bonita e você vai se animar ao ver, mas depois passeando pela cidade em si vai achar um monte de lojinhas com coisas parecidas, com ainda mais variedade e preços melhores. Agora, se você está só de passagem (fazendo escala) naquele aeroporto e se encantou por algo, aí vai fundo é claro! Afinal, só ali você vai encontrar aquele produto, a oportunidade é única!

NÃO SEI DIZER

- RELÓGIOS E JÓIAS
Veja bem.... a gente não tem poder aquisitivo para ficar comprando isso, ainda mais se já estamos gastando relativamente bem na viagem em si!! hehehe Então eu não olho muito o preço, meio que passo direto. Mas já chequei preços de brinquinhos menores tipo semi-jóia e sempre tem uma ou outra coisinha com preço legal, mas que não bate com meu gosto. 

Agora, uma loja que merece destaque e atenção se você curte literalmente "brilhar" é a Swarovsky, onde quase tudo é muito lindo e de bom gosto. O preço é beeeeem menor do que de uma jóia, mas certamente bem mais caro do que o de uma bijuteria qualquer. Na minha opinião, vale quanto pesa! (ganhei um colar do marido de presente pelos 2 anos de casamento, e em nossa "boda" de 5 anos um anel para complementar com a aliança - 2 peças que são meus xodós!) 




VALE A PENA

-PERFUMES
Pra quem curte um bom perfume importado, o Duty Free costuma ser um paraíso, pois tem muita coisa, e com preços certamente abixo do que costuma ser vendido no Brasil, então procure e aproveite! A média de preço costuma ser de 50-60 dólares, e em promoção uns U$40. O que também é muito legal são os kits com miniaturas de uma mesma marca, acho o custo beneficio legal para quem quer ter variedade de perfume e não usa tanto. (pois os frasquinhos são minusculos)

Uma dica que não é bem perfume, é um "eau-de-toillete", são os da marca Agatha Ruiz de la Prada. Os frascos são bonitos, bem coloridos e no estilo jovial. As "porções" são generosas, em embalagens de 50 ou 100ml, ao contrário dos perfumes que costumam ser cerca de 30ml ou 50ml (no frasco maior). Já cheguei a achar toda a coleção por 20 dólares cada um de 50ml e U$26 os de 100ml. São super cheirosos, bom pra quem gosta de perfume frutal/floral. Dizem que dura bem na pele. 
Foto tirada deste site

Outros que são minha paixão deste de vi, e que procuro por eles em todo Free Shop que vou são os dacoleção HARAJUKU, uma linha de perfumes assinada pela Gwen stephani, aquela do grupo No Doubt, lembram? A graça aqui tá nas embalagens em forma de bonequinhas no estilo oriental, dá para usar depois como enfeite, com ou sem a base de vidro elas ficam em pé. E o melhor: as fragâncias são maravilhosas!!! (porém são bem doces) Tenho 2, e sempre alerta para uma terceira para a coleção!
 Foto tirada deste site

- COSMÉTICOS E CREMES
Outro prato cheio para a mulhereda. Tem quase de tudo, e de muitas marcas, se você não conhece muito vai ficar meio perdida. Sempre tem um no mostruário para testar, não deixe de fazer isso antes de comprar. 

Pessoalmente, tenho algumas recomendações de produtos que considero realmente bons:
Rímel Double Extension da L'Oreal: eu tenho poucos cílios e bem pequenos, então pra mim é sempre um sacrifício passar 2-3 camadas de rímel se eu quiser conseguir um bom resultado, mas com este não! basta 1 camada (do creme branco/primer) e em seguida 1 camada do rímel em si, que fico com os cílios mais longos e volumosos que já consegui com maquiagem. Um verdadeiro achado! Recomendo o tubinho vermelho, pois este não precisa de demaquilante para remover, só com um algodãozinho molhado com água por 30s e ele sai, perfeito e prático para quem é preguiçosa como eu! (na real, deixando um pouco de molho na água corrente e fria mesmo sai tb- não borra o rosto todo, saí como se fossem flocos!)
 Foto tirada deste site

Base MatteMorphose da L'Oreal: simplesmente a melhor de todas as bases para pele que já usei. Sequinha, em consistência de mousse (leve e fácil de aplicar), não obstrui os poros, cobre bem as manchinhas e imperfeições, e ainda dá um efeito MATE (fosco) super natural e duradouro na pele. Quer melhor que isso? ;-)
 Foto tirada deste site

Hidratantes da Victoria's Secret: não é pela fama ou "glamour" que possa envolver os produtos que eu comprei. O fato é que os cremes tem fragâncias realmente gostosos, como de perfume, e o cheiro fica um tempão no corpo, então super vale a pena para ficar se sentindo fresquinha e cheirosa como se tivesse acabado de sair do banho. Aqui no Brasil é caro, quase R$40 por creme, mas no Duty Free costuma ser 10 dólares. No meu caso comprei direto na loja da marca em NY, e comprando em maior quantidade saiu cerca de R$10 cada. Ótimo para presentear também!
 


Também provei: kit creme RevitaLift da L'Oreal (noturno + diurno + p/olhos), com textura e cheirinho bom, e cumprem a função de hidratação, porém achei meio pesado para quem tem pele oleosa como a minha. Creme do olho é bem bom, dá uma suavizada.

Não sei se vende em Duty Free, mas se acharem este produto abaixo comprem! #ficaadica
Creme para pés da Dr.Scholl's: sabe aquele seco e endurecido no calcanhar e abaixo dos dedos?? (com fissurinhas?) Pois é, some tudo e fica lisinho após uns 3-5 dias usando este creme , achei um verdadeiro milagre, melhor que qualquer formulação já recomendada por dermatologista. (descobri pois peguei uma amostrinha que tinha numa revista num vôo, e depois na próxima viagem fui atrás de um creme inteiro!)
 - TEMPEROS E MOLHOS REGIONAIS
Acho que sempre vale a pena levar para casa alguma coisa mais regional, com tempero ou ervas típicas do país, para prolongar os gostinhos experimentados na viagem e testar novos sabores e receitas. O que comprei e gostei mais até hoje neste sentido são os molhos de pimenta (Aji) Peruanos, em particular o de pimenta amarela (aji amarillo- tem gosto de curry, e não de mostarda) e um outro com ervas/bolinhas verdes no meio, que também é um prato cheio para quem gosta de molho bem temperado e picante!

- CHOCOLATES E DOCES
Bolachas amanteigadas, alfajores, compotas de doces cremosos... um universo de doces gostosos e diferentes do que você está acostumado à seu alcance! Tem também um monte de marcas consagradas de chocolates americanos (hershey's e cia) e europeus deliciosos, como o famoso chocolate belga ou suiço.
Minha sugestão e o que sempre trago um comigo é este:

After Eight (chocolate com menta da Nestlé): o que eu gosto mesmo é o das plaquinhas fininhas com recheio cremoso dentro, ao meu ver é viciante, e fica uma delicia acompanhando um cafezinho. Mas como gosto não se discute.... é questão de provar. E se sua praia não é a mistura chocolate + menta, caia fora, porque o sabor é bem forte.
- BEBIDAS EM GERAL
Aqui entra o tão almejado whisky Johnnie Walker ou Jack Daniel's , assim como aquele vinho ou a vodka de marca. Preços bons, e costuma ter ofertas levando mais de 1 unidade. Realmente mais barato do que no mercado daqui.
Outra coisa excelente: Amarula Cream!! (licor cremoso com a frutinha africana de mesmo nome)

- BEBIDAS REGIONAIS
Que tal experimentar um levar para casa um licor ou outro drink feito com uma fruta ou ingrediente local? Além de mais barato, muitas vezes só terá opção de comprar ali para experimentar, pois muitas nem existes nos mercados aqui do Brasil. Vai para o Peru ou Equador? Que tal trazer uma garrafa dePisco então? ;-)

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...