sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Viajar pela Turquia


Este post tem muitas dicas sobre a Turquia transmitido por um leitor do blog.

Roteiro resumido de 4 dias em Istambul:

Dia 1 - Sultanahmet

Basílica de Santa Sofia – é bem bonita e movimentada Era uma igreja católica que foi transformada em mesquita. No segundo andar tem uns mosaicos bonitos e uma exposição com fotos de mosaicos.
Basílica Santa Sofia

Cisterna da Basílica – bem ao lado da Santa Sofia, a visita não dura mais que meia hora e no fundo da cisterna está a coluna mais fotografada, com a cabeça da Medusa.
Hipódromo - é uma praça renovada com um obelisco e uma coluna antiga.
Mesquita Azul – a entrada para o pátio pelo portão virado para o hipódromo é mais interessante, pois pega a mesquita de frente. A entrada para visitação fica do lado direito da mesquita e durante o horário de orações ninguém pode entrar, por isso às vezes acaba formando uma fila longa. É obrigatório tirar os sapatos e eles disponibilizam sacolas.
Museu de Mosaicos – só tem uns mosaicos antigos, não vale tanto a pena
Museu Arqueológico - são três museus no mesmo pátio. Comprei um áudio guia, mas acho que nao compensa, quase não usei porque torna a visita bem demorada. Mas o museu tem umas coisas bem interessantes, vale a pena para quem gosta.
Grande Bazar - fui pra lá de tram, 2 estações partindo de sultanahmet... gostei, mas não comprei nada e não fui abordado pelos vendedores, até fiquei surpreso, achei que eles seriam bem insistentes.

Grande Bazar
Dia 2 - Sultanahmet

Palácio Topkapi - grande, lotado e cansativo. Muita gente em todos os ambientes e sem uma ordem lógica para seguir, por isso fica confuso. Mas tem umas coisas bonitas para se ver e no último pátio a vista panorâmica é interessante.
Harém do Palácio - o ingresso do harém é pago a parte e comprado dentro do Palácio, no segundo pátio. É ótimo, vale muito a pena, primeiro porque é bonito demais e segundo porque é vazio e silencioso, pouca gente vai porque tem que pagar.
Bazar Egípcio - pequeno e agradável, bem colorido, com cheiro de temperos e doces. Gostei mais desse do que do Grande Bazar.
Ponte Gálata - vários restaurantes de frutos do mar ao longo da ponte e um cheiro forte de peixe. A caminhada vale a pena só pela vista.
Shopping Olivium Outlet - fui de trem e não gostei muito, não compensou.

Dia 3 
Palácio de Dolmabahce – Maravilhoso! Imperdível. A única coisa ruim é que não pode bater fotos no interior. Dá até pena, porque o palácio é incrível, o salão principal é gigante, luxuoso e difícil de descrever. Tem dois tipos de ingresso, um deles inclui o harém, que vale a pena visitar também. Ah, tanto no palácio quanto no harém o passeio é guiado em inglês em grupos de até 30 pessoas.
Museu de Arte Moderna - para quem gosta, é bacana, umas pinturas, esculturas e exposições temporárias. Almoçamos no restaurante do museu com vista para o bósforo, muito agradável.

Dia 4
Avenida Istiklal - é um calçadão enorme que passamos todos os dias, porque nosso hotel era perto. É a parte "moderna" de Istambul, uma loucura, milhares de pessoas numa avenida enorme, cheia de lojas, restaurantes, bares e baladas à noite. Um dos locais mais bacanas da cidade!!! Vale muito a pena conhecer, principalmente à noite. Peguem o tram até a estação Kabatas e depois subam no funicular até a praça Taksim, onde começa a avenida (meu hotel era próximo a essa praça)
Torre Gálata - Vista panorâmica bacana.
Passeio pelo Bósforo - fizemos um Short Bosphorus Cruise com a empresa Sehir Hatlari, cujo terminal fica quase grudado na ponte Gálata. Parte todo dia as 14h30 e tem duas horas de duração. Vai até a segunda ponte do Bósforo e volta. Imperdível! Vale a pena comprar um áudio guia (são dois fones de ouvido, então duas pessoas podem compartilhar o mesmo áudio)
Palácio Dolmabahce e Bósforo

Nos dias 3 e 4 acabamos fazendo "pouca" coisa, porque nas noites anteriores saímos à noite e dormimos bem tarde. É difícil conciliar passeios diurnos com vida noturna, mas Istambul é uma cidade 24h, com uma vida noturna muito bacana. Indico! Não visitei a parte de ruínas históricas por falta de tempo, acabei priorizando só as principais atrações. Também não consegui passear pelo lado asiático.


Dicas de restaurantes:

Em Sultanahmet tenho 2 indicações:

Tria Elegance - Fica próximo à Santa Sofia, "descendo" em direção ao mar, em uma rua abaixo do hotel Four Seasons, que é toda decorada com bandeiras da Turquia e tem vários restaurantes. Fomos no almoço e apesar de ter reservado, nem precisava, pois estava vazio. Confortável e com comida boa. Fica no hotel Tria Elegance. (site)

Enjoyer - próximo à Cisterna, numa ruazinha estreita cheia de restaurantes.(site)

Além disso, tem o Ist Café - um café/restaurante bacana numa das primeiras esquinas da Avenida Istiklal, partindo da praça Taksim

Dicas de bares / baladas:

Istambul 360 - moderno e descolado e com uma vista panorâmica bacana. No meio do jantar teve umas apresentações meio cabaret com duas dançarinas. Depois da meia noite vira balada, mas não fiquei até esse horário. Tem que reservar com antecedência.(site)


Reina - muito top, na beira do bósforo, ao lado da ponte... comida boa, atendimento ótimo, mas BEM caro. Tem que reservar antes. Depois vira uma balada das boas, dizem que é a melhor de Istambul. Tocou de tudo, músicas internacionais, turcas e até “Ai se eu te pego” e “Tchererê tchê tchê”, rsrs... Não gosto dessas músicas, mas ver os turcos dançando e cantando-as é divertido... procura uns vídeos no youtube pra ver!
Restaurante/Balada Reina (repara na ponte lá no Canto!)


Sobre a moeda e o transporte na cidade:
A melhor cotação para trocar euros por liras turcas foi no grande bazar. Lá estava 1 euro = 2,32 liras. No aeroporto estava em torno de 2,29, não é tão ruim, vale trocar pelo menos para se virar no primeiro dia. Perto da Santa Sofia foi o local mais baixo que eu encontrei. Saquei um pouco no caixa eletrônico em débito da minha conta corrente no Brasil e compensou, aprox. 2,36 (Santander/Mastercard não cobrou taxa nos 2 primeiros saques)
No transporte público utilizei o Istanbulkart. Compramos num quiosque por 7 liras e carregamos algumas vezes em quiosque e nas máquinas, é bem fácil e pratico. Sem o cartão, cada passagem individual custa 3 liras e é chamada de Jeton... com o cartão custa 1,95.


PASSEANDO PELA CAPADÓCIA:
Goreme é muito bacana, é a melhor cidade para explorar a região da Capadócia, pois é bem centralizada e é de lá que os balões “decolam”. Há vários restaurantes bacanas e dezenas de hotéis nas cavernas.
Cheguei pela cidade/aeroporto de Nevsehir e parti por Kayseri. Peguei transfer com a empresa New Goreme Tour. Fechei hotel e transfer com eles, ganhei 50% de desconto no hotel e um transfer de graça. Paguei no total 102 euros por 2 diárias e 2 transfers. O hotel Ottoman Cave Suites é deles, novo, recém-inaugurado e ainda em obras, mas muito confortável e chique. E o Ibrahim (dono) ainda nos deu um upgrade de quarto. Vale a pena fazer uma cotação com ele (email: info@newgoreme.com)para ver se consegue um desconto bom também, diz que foi o Diego do Brasil que indicou que ele vai lembrar e pode até fazer um desconto bacana.


Passeio de balão



Fiz o passeio de balão hoje com a Sultan Balloons (indicação do Rafael do blog "Esse Mundo é Nosso"). Peça para voar com o piloto português Carlos, muito gente boa, engraçado e profissional. O vôo foi incrível, estava muito frio mas não tinha nenhuma nuvem no céu. É tão tranquilo que não dá medo.
Depois do passeio de balão fiz um tour de um dia pelas principais atrações da Capadócia com um guia turco que fala português. Pagamos 160 euros (2 pessoas) e compensou muito. Visitamos vários lugares bacanas! O nome dele é Sercan (ou Sérgio) e ele é muito gente boa. O email para contato é: kaymakyemez@hotmail.com. Pode mencionar que foi uma indicação do Diego do Brasil. Eu peguei a dica desse guia com a Priscila do blog "Voali".




Goreme e os Balões (acordei cedo pra tirar essa foto... levantei cedo no dia seguinte ao meu voo de balão para poder ver os balões a partir da cidade, recomendo fazer isso, é outra visão e as fotos ficaram incríveis!)

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...