sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Lisboa - Passeio no Parque das Nações


Parque das Nações não é somente um parque, mas sim um enorme complexo cultural, turístico, comercial e de entretenimento. Virou um bairro dentro da cidade, super seguro e limpíssimo. O local foi criado para a Exposição Mundial de 1988, sobre o tema "Os oceanos, uma herança para o futuro", revitalizando uma área de Lisboa que antes não era muito explorada ou mesmo habitada. Hoje em dia trafegam por ali milhares de pessoas, entre habitantes e visitantes, e é uma região muito valorizada da cidade. 




O passeio já começa bem. Ao chegar de metrô até o parque, a gente dá de cara com uma fantástica arquitetura, com tetos de vidro e estrutura metálica, maravilhosa. Ali nada mais é do que a principal estação ferroviária e rodoviária da cidade (acima). O espaço foi projetado pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, e ficou conhecido como "Gare do Oriente" (= Estação do oriente, devido ao posicionamento nesta área da cidade).

Gare do Oriente: Terminal ferroviário e rodoviário

Entrando no parque por ali a gente passa por dentro de um shopping center, bem aos moldes brasileiros. As lojinhas são bacanas, descoladas, e com preços acessíveis. A área de alimentação é ampla, com vista para a rua central do parque. Comemos no Pizza Hut e indico, pois além da boa pizza que já conhecemos, foi a única franquia da marca que vi vender no estilo fast food, por pedaço e com complementos tipo combo, e não só a pizza inteira como é o costume.
Depois disso entramos no parque, que é cortado pela Alameda dos Oceanos, um enorme e largo calçadão para pedestres, paralelo ao rio. Para usufruir das principais atrações do complexo é preciso comprar um Cartão do Parque, que no nosso caso ficou em 17,50 euros cada, para conhecer o museu de ciências, o oceanário e andar de teleférico. O cartão também dá direito a passear com o mini-comboio (trenzinho que roda por toda a região) ou desconto de 20% no passeio de bike. 

  Dá para passar o dia inteiro tranquilamente lá, passeando e curtindo as vistas maravilhosas, os vários jardins e toda a arquitetura, sendo a mais emblemática dela logo na entrada, conhecida como Pavilhão de Portugal, projetado pelo famosíssimo arquiteto português Álvaro Siza. Achei impressionante o imenso vão livre, com o teto abaulado. A idéia era simular uma folha de papel apoiada pelos extremos em 2 tijolos, por isso a envergadura central. Maravilhoso.


Caminhamos pela beira do rio (Passeio Ribeirinho) até o teleférico, que foi muito bacana, com vistas lindas para o Rio Tejo e de todo o parque. No centro estão algumas fontes de água super coloridas, que lembram pequenos vulcões que de tempos em tempos “explodem” e  jorram água para cima. Cheguei a assustar da primeira vez!

Subindo de teleférico e o parque visto de cima

Ponte Vasco da Gama (a mais longa da Europa-17,3Km)
e a Torre de mesmo nome (dir. ao fundo)

Depois andamos pelos jardins que ficam mais ao centro, cortando o parque de um lado ao outro. Todos lindos, cada um com um “tema” e espécies diferentes, e muito bem cuidados. A limpeza e organização de todo o parque se faz notar. Gostamos muito do Jardim das Águas, com sua enorme “cachoeira artificial” que dá para passar embaixo, e que a criançada faz a festa!



Visitamos o Pavilhão do Conhecimento, que é o Museu de Ciências da cidade. Não achei que é um programa só para crianças, afinal nos divertimos e aprendemos bastante com a parte de astronomia e espaço, além dos vários experimentos interativos lá dentro, como pode ver nas fotos... tudo super curioso e muito bem feito!



Por último fomos ao Oceanário de Lisboa, que eu já tinha ido da outra vez, e que voltaria tantas outras! Fantástico, bem-estruturado, com certeza um passeio imperdível por dentro do mar e de suas espécies, num dos maiores aquários de toda a Europa. Gosto de tudo por lá, desde o aquário em si, as mostras paralelas que ocorrem, até a lojinha de presentes e toda a programação visual do local, com seu mascote super fofo chamado Vasco. 
O oceanário e seu simpático mascote Vasco!

  


A perigosa moréia e o exótico peixe-lua
Colônia de pinguins e um filhotinho
Lontras descansando e arrancando suspiros da "platéia" (so cute!)
  Peixe com 2 olhos do mesmo lado e os coloridos corais
  Aquário principal, lotado de peixes, tubarões e arraias

De resto é caminhar bastante pelo local, para ver os prédios e as obras de arte espalhadas, aproveitar os restaurantes e bares, ou fazer alguma atividade externa na marina (vela, canoagem) ou bike e caminhada pela margem do rio. Também dá para se hospedar ali, pois tem hotéis dentro do parque. Com certeza um local para “favoritar” e conhecer este outro lado moderno, colorido e vibrante de Lisboa!


Saindo dali no finalzinho do dia (escurecia tarde), ainda deu tempo de visitar o Castelo de São Jorge.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...