quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Edimburgo - Escócia


Edimburgo é a capital da Escócia, e figura entre os lugares que estão na minha lista de desejo para viajar no futuro, pois é uma cidade muito atraente, cheia de castelos, belas paisagens e construções medievais. 

Edimburgo vista do topo do Calton Hill
 



Viajando por: Edimburgo, capital da Escócia e a segunda maior cidade do país, só ficando atrás de Glasgow.

Quantos dias é necessário no local: acredito que para conhecer bem a cidade 4 dias são suficientes.
Old Town de Edimburgo e ao fundo o Castelo de Edimburgo
Castelo de Edimburgo à noite

Moeda e idioma local: A moeda é a libra, assim como no resto do Reino Unido. Os idiomas oficiais da Escócia são: o Inglês e o Gaélico escoces, mas todo mundo fala inglês. Não precisa se preocupar!

Planejamento de viagem e reservas: Eu mesma programei todo o meu intercâmbio e viagens pela Escócia e Europa. Nas passagens do trecho internacional sempre dou preferência em comprar por agência de viagem, mas as demais passagens internas e hotéis, eu mesma reservava nos sites oficiais das cias aéreas e hotéis escolhidos.

Escocês com sua gaita de fole e seu kilt (saia)

Guia de Viagem ou Aplicativos: Procuro ler os guias de viagem da Folha de São Paulo, sites e blogs de viagem. Também acho bem util, no caso de Edimburgo, baixar os aplicativos do Aeroporto e da Lothian Buses (empresa de onibus da cidade e região).

Roteiro e atrações principais que visitou:
Como eu morei quase 2 anos em Edimburgo, acho que o roteiro ideal (de 4 dias) seria esse:

Dia 1: Passeio pela Old Town. A principal rua da Old Town é a Royal Mile, e nela ficam praticamente todas as grandes atraçoes dessa parte da cidade. O ideal é começar pelo Castelo de Edimburgo, o maior símbolo do país. Saindo do Castelo, a próxima atração que recomendo é o Scotch Whisky Experience, considerado o unico “museu”sobre o principal produto escoces, o Whisky. Seguindo pela Royal Mile, é possivel ver muitas e muitas lojas que vendem whisky e cashmere. No “final” da Royal Mile fica o Holyrood Palace, residencia oficial da Rainha Elizabeth II quando está na Escócia. É possivel visitar!
Coleção de Whisky do meu pai (trouxe nas vezes que vim ao Brasil)
Dia 2: Passeio pela New Town. A principal rua da New Town é a Princes Street. A rua é totalmente voltada ao comercio, com muitas e muitas lojas. Também vale a pena passear, sem pressa, pelo Princes Street Gardens. Nessa área da cidade, também é imperdível uma subida até o Calton Hill, uma colina bem no meio da cidade, de onde podemos ter uma visão geral de toda a cidade e do Firth of Forth.
Scott Monument

Castelo de Edimburgo visto do Princes Street Gardens
Dia 3: Na Escócia é bem frequente dias de chuva, então recomendo uma programação nos vários museus da cidade. Destaco 3 em especial: o National Museums of Scotland (onde podemos saber um pouco sobre a história dos Reis e Rainhas Escoceses, bem como ver alguns objetos importantes para o país, sem esquecer o clone da ovelha Dolly, que também está ali), National Gallery of Scotland (onde estão obras dos principais artistas do mundo, mas o foco principal são as obras de artistas escoceses e britânicos no geral) e a Scottish National Gallery of Modern Art (que além de obras de britânicos e escoceses, podemos ver tambem obras de Dalí e Miró. Sem falar nos jardins desse museu, que é espetacular!).
Os jardins da Scottish National Gallery of Modern Art

National Museums of Scotland

Clone da ovelha Dolly
Dia 4: Passeio pelo Arthur`s Seat e a região de Portobello. O Arthur`s Seat é um vulcão em extinção que está localizado no Holyrood Park, ao lado da residencia oficial da Rainha. O parque é enorme e podemos fazer algumas trilhas subindo o vulcão. Basicamente são três trilhas, mas uma em específico ficou mais popular, porque de lá se tem uma das melhores vistas do centro de Edimburgo. A região de Portobello é considerada a praia de Edimburgo. Vale o passeio pelas ruazinhas dessa parte da cidade, assim como uma caminhada a beira-mar.
Trilha para o topo do Arthur's Seat

Arthur`s Seat

Calton Hill visto do topo do Arthur's Seat

Portobello
Meios de transporte utilizados: para conhecer bem Edimburgo, o ideal mesmo é caminhar. A cidade é relativamente compacta e plana. Somente para ir até Portobello acho que talvez seja interessante pegar um ônibus.

O melhor momento: Os escoceses, eles são fantásticos!! São super educados, prestativos, pacientes. Não tenho do que reclamar! Pode dois melhores momentos? Assisir ao Royal Edinburgh Military Tattoo (ABAIXO), é considerado o maior espetáculo da Escócia. Acontecem apresentações de bandas militares e danças da cultura escocesa. O único problema é que esse show acontece somente em agosto.

O pior momento: Provar Haggis (prato principal da culinária escocesa)! haahahaha. Não olhe no google o que é, senão certamente você não vai provar!
Royal Edinburgh Military Tattoo – Bandeira da Escócia

Royal Edinburgh Military Tattoo – Hino "God Save the Queen"

Royal Edinburgh Military Tattoo - Apresentaçã de danças tipicas da Escócia
Faltou visitar o que? Olha, acredito que nada! Nesses quase 2 anos eu visitei muita coisa nessa cidade. Talvez alguns restaurantes, mas também não tem como ir em todos, né?!?!

Não esqueça de levar: Adaptador de tomada. É importante já comprar no aeroporto, seja em Londres ou em Edimburgo. As tomadas do Reino Unido são aquelas grandonas com 3 pinos.

Quem vai até lá, vai também para: Existem diversos lugares interessantes ao redor de Edimburgo que merecem uma visita, como por exemplo: Roslyn Chapel (relacionada ao Código da Vinci), a cidade de Stirling e o Castelo de Stirling (onde foi filmado o Coração Valente), Loch Lomond, a cidadezinha de Linlithgow (onde tudo gira em torno da Queen Mary) e muitos outros.
Cidadezinha de Linlithgow
Perfil do turismo: Edimburgo e seus arredores são indicados para qualquer pessoa com qualquer estilo de viagem. Muito dificil não contentar a todos!

Dica para quem vai com crianças: O museu Our Dynamic Earth (que mostra curiosidades sobre nosso planeta), um passeio pelas Highlands para ver os Highlands Bulls (as famosas vaquinhas cabeludas da Escócia) e por que não também o Lago Ness e a Nessie.

Lago Ness (...mas cadê o monstro? rsrs) ;-P
VÁ NA BOA! => Recomenda ir:
Hotel/hospedagem: eu me hospedei uma única vez em Edimburgo, que foi numa viagem anterior ao meu intercâmbio. O nome do hotel é Hotel Number 10. Adorei e recomendo!

Restaurantes e bares: Pra quem gosta de Harry Potter, o Elephant House foi onde J.K Rowling costumava frequentar enquanto escrevia os livros dessa série. Tem fotos dela dessa época pendurada pelas paredes!

Compras: As lojinhas de cashmere que existem aos montes pela cidade, principalmente na Royal Mile. Blusas e cachecóis de pura lã e os preços não são absurdos!
FURADA! => Recomenda evitar:
Compras: comprar whisky na lojinha da Scotch Whisky Experience, pelo simples fato de que eles vendem as garrafas a um preço muito superior do que qualquer outra loja na Royal Mile.
Uma ruazinha qualquer na Old Town

Seus 3 destinos de viagem preferidos: Dificil essa pergunta hein! Eu gostei de todos os lugares em que fui, algums mais, alguns menos. Mas certamente eu voltaria na Irlanda do Norte, na Polônia e na Espanha.

PERGUNTA EXTRA: 
E viajar para Edimburgo (e Escócia em geral) no inverno, é roubada?
Não, não é roubada! Se o problema for frio e o horário que escurece um pouco mais cedo que o normal, seria inviavell viajar pra quase todos os países na Europa. Quanto ao frio, é bem frio sim, mas tanto em Edimburgo como na Escócia em geral, os ambientes são todos climatizados. O país tem uma estrutura muito boa pra enfrentar o frio, os ônibus, as lojas, os restaurantes, enfim, tudo tem calefação! Sobre o fato de escurecer mais cedo, é um pouco chatinho sim, mas nada que atrapalhe o passeio. O negócio é se programar e levantar super cedo pra aproveitar muito bem o dia (que inicia as 08:00 e vai até as 16:00). Alguns museus fecham um pouco mais cedo, entre 17:00 e 18:00 horas, mas a grande maioria das lojas e shopping fecham por volta das 19:00 ou 20:00 horas.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...