terça-feira, 9 de abril de 2013

Caminhar com o poeta Wordsworth – Lake District em Inglaterra


A influência do poeta romântico inglês William Wordsworth faz-se sentir pelas montanhas rochosas e vales verdes de Lake District (Região dos Lagos), no nordeste de Inglaterra, um destino preferido para caminhantes. Um passeio pela Rota de William Wordsworth dá-lhe a oportunidade memorável de descobrir onde se inspirou o homem que em “Narcisos”, talvez o seu poema mais famoso, dizia que “vagueava só como uma nuvem”.
Apesar de muitos escritores que se inspiraram no Lake District terem vindo de outras partes do país, Wordsworth nasceu aqui, na vila de Cockermouth. Após ter passado a maior parte da sua infância em Penrith, a nordeste desta região, frequentou a escola em Hawkshead. Foi durante os oito anos que viveu aqui que desenvolveu o seu interesse pela poesia, graças à beleza natural, aos prados e florestas circundantes de Esthwaite Water, bem como ao encorajamento dado pelo professor. As suas caminhadas matinais antes das aulas viriam a fomentar mais tarde o seu amor pelos passeios na região.
A Rota de William Wordsworth perfaz um círculo dentro do Parque Nacional de Lake District, que começa e acaba em Cockermouth, cobrindo cerca de 290 km, na sua totalidade, passando por Keswick, Penrith, Windermere, Hawkshead e Buttermere. Poderá demorar cerca de duas semanas a percorrê-la a pé, apesar de poder facilmente ser dividida em secções mais curtas ou cortada em passeios diários, para se adaptar ao seu calendário ou pontos de interesse.

O ponto de partida oficial para o circuito fica em frente à casa de Wordsworth, na rua Main, em Cockermouth. Não demora muito até deixar o bulício da cidade e do seu mercado, à medida que se dirige para um percurso de cinco horas rumo a Keswick. No caminho, passa pela aldeia de Low Lorton – por detrás do seu edifício principal ficava o texto sob o qual o autor o poema homónimo. Keswick fica a norte, no final de um percurso de 5 km ao longo do majestoso lago de Derwent Water, o terceiro maior da região e local de eleição para os desportos aquáticos. É ainda embelezado por cinco ilhas e a vista sobre as encostas circundantes cobertas de fetos é de cortar a respiração, à medida que se avança debaixo do pico de Cat Bells, na margem ocidental. Montanhistas ávidos poderão aqui desviar-se do caminho para Applewaite e subir Skiddaw.
Ao terceiro dia estará a dirigir-se para a montanha preferida do poeta: a magnífica Helvellyn, entre Thirlmere e Ullswater. Se não tiver vertigens e gostar de ultrapassar grandes rochedos e terrenos difíceis, não perca, se as condições climatéricas o permitirem, a arrepiante descida por Striding Edge, um desfiladeiro em forma de crista que desce desde o topo.

Apesar da rota oficial continuar para leste, de Glenridding para Penrith, é possível arrepiar caminho pelo sul e voltar à rota, quando esta se dirige para as belas colinas em direção a Grasmere, lar final e espiritual do poeta. Após passar 12 anos afastado na Universidade de Cambridge, regressou em 1799 para, com a sua irmã Dorothy, adquirir a Dove Vottage, em Grasmere. Inspirado pelas colinas em redor de White Moss Common e do pitoresco lago de Rydal Water, escreveu vários dos seus mais famosos poemas. Após 14 anos nesta casa, Wordsworth mudou-se com a família para perto de Rydal Mount, mas quando morreu em 1850, foi enterrado na igreja de Grasmere. Recomenda-se uma visita à sua campa, que fica junto à da sua mulher, Mary, da sua irmã e da sua filha Dora.
Depois de Grasmere, a rota vira para oeste, subindo os elevados picos de Langdale, um passeio tido em grande conta pelo poeta, o qual descreveu em “A excursão”. A subida é dura, mas será recompensado com vistas impressionantes sobre o vale de Langdale e Dungeon Ghyll. De Ambleside, outro grande foco turístico, a caminhada torna-se mais fácil, seguindo para sul e circundando, de cima, a margem leste do Lago Windermere, o mais famoso de todos. Na vila de Windermere, bem como na vizinha Bowness, há muito para ver e fazer – o suficiente para ficar uns dois dias e descansar os pés.
A partir de Bowness, o caminho leva-o aos lagos ocidentais, rumo à extensa floresta de Grizedale, antes de chegar a Hawkshead. Achará esta parte da região mais calma e mais selvagem. Wordsworth retirou muita inspiração deste lugar, ainda hoje um dos preferidos dos habitantes locais. De Hawkshead até Boo, a estrada continua pelo Lado de Consiston Water, onde vale a pena fazer um desvio até ao cimo de Coniston Old Man, um pico assombroso.
A Norte de Boot, fica Wasdale Head, um vale verdadeiramente espetacular, junto a Wastwater, dominado pelo ponto mais alto de Inglaterra: o Pico de Scafell. No regresso a Cockermouth, encontrará algumas subidas difíceis, antes de alcançar a aldeia de Buttermere. No entanto, por esta altura as suas pernas já estarão adaptadas aos rigores da região e a paisagem já o inspirou tanto como o poeta.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...