terça-feira, 9 de abril de 2013

Gucci Museo em Florença – Itália



Gosto, estilo e qualidade têm desde então pautado a marca, que de origem se viu inspirada pela estética refinada da aristocracia britânica que este filho de um mercador Florentino observou no Hotel Savoy, em Londres.
Instalado no Palazzo della Mercanzia, um edifício do século XIV ainda hoje símbolo da arte artesanal de Florença, na Piazza della Signora, o Gucci Museo, inaugurado no final do ano passado, visa homenagear o legado do seu fundador e dos seus sucessores, mas não pretende, de todo, esgotar-se por aqui.
O Gucci Museo ocupa três pisos, divididos em salas temáticas inspiradas nos motivos e símbolos icónicos da Casa Gucci. As exposições estão patentes em todos os pisos. Para a cave ficou reservado o espólio ou arquivo da Gucci, onde se reúnem documentos acessórios, fotografias e prêt-à-porter, numa invejável – e imensa coleção, meticulosamente catalogada, que faz brilhar os olhos dos muitos fashionistas que podem agora contemplá-la sem restrições. Já o rés-do-chão dá o ponto de partida para as exposições permanentes, com Travel a trazer-nos os baús, malas de viagem, acessórios e artigos criados para o jet-set internacional que trouxe notoriedade à Gucci nas décadas de 50, 60 e 70 do século passado.

A história da Casa Gucci continua no primeiro andar, dedicado aos outros temas e ícones. É assim que surge o Flora World, o eterno motivo que levou a inúmeras interpretações e estilizações num vasto leque de artigos; Handbags, um design de excelência artesanal que recorda modelos históricos de carteiras, objetos de culto procurados ainda hoje; Evening, inspirada no sonho do vestido de noite e a magia de vestidos criados para o tapete vermelho, e ainda Precious, com uma exposição de clutches (carteiras de mão) e objetos raros e valiosos.
Neste piso, o Contemporary Art Space receberá obras de arte contemporâneas de artistas selecionados, em colaboração com a Fundação Pinault. Ao lado, instalações com vídeos e filmes de produções originais e contemporâneas de Movie Art dão mais uma vez as boas-vindas ao público, que poderá igualmente apreciar a apresentação de filmes emblemáticos que a Gucci ajudou a restaurar, através de uma colaboração com a The Film Foundation, de Martin Scorsese, e documentários para os quais a Gucci contribui com fundos do Gucci Tribeca Documentary Fund.
No piso superior, a antiga capela do palácio deu lugar a mais um espaço para acolhimento da exposição permanente, desta feita com Logomania, que mostra a evolução cronológica do eterno monograma do duplo G, Lifestyle e Sport, numa homenagem aos símbolos icónicos Gucci e a todos os produtos inspirados no desporto e lazer.
Neste local de culto ao sucesso e a objetos emblemáticos de beleza extraordinária, não falta um Icon Store, para aquisição das peças mais emblemáticas desta marca italiana, sendo possível encontrar aqui os mocassins, os lenços Flora ou as malas New Jackie. O edifício possui ainda uma livraria e um café, bem como uma área social, localizados todos no rés-do-chão.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...