quinta-feira, 11 de abril de 2013

Posto fronteiriço de Sarpi – Geórgia



A Geórgia não é um país que faça parte do roteiro da maior parte dos viajantes, mas há cada vez mais interessados nesta república do Cáucaso, principalmente entre os habitantes dos países que fazem fronteira com esta nação banhada pelo mar Negro: Rússia, Azerbaijão, Arménia e Turquia.
É precisamente na raia com a Turquia que se encontra Sarpi, uma pequena localidade que é também o maior ponto de passagem terrestre entre a Geórgia e a Turquia. Trata-se de um ponto de encontro privilegiado para quem trabalha na área dos negócios de importação e exportação e Sarpi tem agora uma atração suplementar – o seu posto fronteiriço.

O projeto deste edifício ondulante e inovador foi encomendado pelo Ministério das Finanças georgiano à empresa alemã J. Mayer H. Architects, tendo sido concluído em Novembro de 2011. O Sarpi Checkpoint – como é conhecido – está localizado à beira do mar Negro, possui espaçosos terraços e a torre é utilizada igualmente como plataforma de vigia – em diversos níveis da estrutura – da costa da região.
Além disso, o posto oferece ainda um espaço de cafetaria para os visitantes, escritórios para o pessoal e sala de conferências para potenciais interessados. Esta encomenda aos arquitetos alemães pelas autoridades da Geórgia teve como objetivo dar uma imagem de progresso do país, procurando assim dinamizar a economia local e mostrar que nas antigas repúblicas da extinta URSS há novos modelos e concorrentes de arquitetura que merecem destaque.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...