quinta-feira, 11 de abril de 2013

Timmelsjoch – Atravesse da Áustria para Itália por uma passagem mítica



Há locais e projetos que surpreendem até os mais distraídos ou desinteressados dos viajantes. É o caso de Timmelsjoch, nos Alpes austríacos, a curta distância de Itália. Esta é a passagem entre duas Europas, a do Norte e a do Sul, e para a percorrer há que entender a importância histórica de um roteiro já falado desde o século XIII, um antigo caminho de mulas que liga os vales de Passeiertal e Otztal.
A visão de cada curva ou declive é espantosa e ganhou motivos de interesse em 2010, ano em que foram construídas cinco esculturas em determinados pontos do percurso. Depressa se tornaram miradouros privilegiados e espaços de divulgação da história e da cultura da região.
No ponto mais elevado da rota encontra-se o Museu da Passagem onde se vive a Experiência Timmelsjoch no seu auge. É aí que se pode visitar a Ice Cave, um tributo aos pioneiros desta estrada alpina.
A empresa Werner Tscholl Architects é a responsável pelo projeto das impressionantes esculturas nas montanhas da Áustria e da Itália (duas em cada país e o museu). Uma das maiores preocupações dos seus responsáveis foi a de não criar dissonância cromática com a natureza envolvente.
O objetivo parece ter sido alcançado e as construções transformaram-se em ponto de paragem obrigatória para quem percorre esta estrada de montanha. O acesso a cada um dos espaços é gratuito, sendo que apenas há lugar a pagamento da portagem para percorrer a estrada alpina em Timmeslsjoch. Ida e volta em automóvel a partir de 14 euros.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...