segunda-feira, 24 de junho de 2013

Olímpia na Grécia

Antes e depois dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a Grécia tem sido o foco dos últimos noticiários, dado que foi o povo grego quem criou os Jogos Olimpícos; designado como um festival religioso e atlético da Grécia Antiga, e que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia em honra de Zeus. A data atribuída à primeira edição dos Jogos Olímpicos é 776 a.C.
Estádio Olímpia – Foto de Guenter Wieschendahl – Wikipédia
Olímpia é uma cidade grega, famosa por ter sido o local onde se realizavam os Jogos Olímpicos da Antiguidade até sua supressão em 394 pelo imperador romano Teodósio I. Detentora de um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, Olímpia impressiona pela beleza e pela quantidade de ruínas. Neste sítio arqueológico estão o Templo de Hera ou Heraion, o Templo de Zeus, o Pelopion e a área do altar de sacrifícios. No local, foram encontrados vestígios de alimentos e oferendas incineradas datando do século X a.C., evidenciando uma longa história de ocupação humana na região.
Templo de Hera – Foto de Matěj Baťha – Wikipédia
Olímpia também é famosa, porque lá se encontrava a famosa estátua de Zeus com doze metros de altura, toda de ouro e marfim. . A estátua foi destruída em um incêndio e o templo pereceu num terremoto no século V d.C. Nos dias de hoje Olímpia continua ser uma das cidades mais visitadas da Grécia, por usa história, por sua beleza e porque ainda ocupa papel importante no esporte mundial. É no Estádio Olímpia, que a chama Olímpica acende-se de quatro em quatro anos, dando início a contagem regressiva para o inícios dos Jogos Olímpicos.Esta chama acende uma tocha que é transportadas por diversos atletas até o local da realização dos Jogos dessa Olimpíada. Outro ponto importante na cidade é o Museu Arqueológico de Olímpia, um dos mais importantes da Grécia que expõe em suas salas os achados arqueológicos da área do santuário que datam desde a Pré-história até o início da era cristã.
Veja abaixo um vídeo da música Olympia, feita pelo brasileiro, músico e compositor Sérgio Mendes em homenagem a cidade e aos Jogos Olímpicos:

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...