sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Roteiro da região de Viseu


Localizada no interior centro de Portugal, a Região de Viseu distingue-se pela sua expressiva beleza natural, onde zonas de serra agreste confinam com povoações muito dinâmicas e onde grandes escarpas se misturam com planuras atravessadas por rios. É uma Região com uma expressiva presença ao longo da história, uma gastronomia rica e variada, e uma apreciável diversidade de águas termais de excelência, única no país.
As rotas da Região
Como forrna de dar a conhecer a riqueza histórica e cultural da cidade de Viseu, desde os tempos dos Romanos até ao século XXI, foram criadas quatro Rotas, cada uma com o seu Percurso temático próprio. Conheça Viseu através destes circuitos:
Rota Viriato/Viseu dos Romanos à Idade Média;
Rota Grão/Vasco Viseu do Renascimento;
Rota Amor de Perdição/Viseu Romântica do século XIX;
Rota Aquilino Ribeiro/Viseu Republicana do século XX.

Mais pormenores destas rotas no site da Região de Turismo de Dão-Lafões

Termas
Fruto da suas características geológicas, as águas termais daRegião, cujas propriedades terapêuticas são há muito apreciadas,oferecem-lhe um recurso de excelência associado ao bem-estar,lazer e saúde.
Nascendo a temperaturas elevadas nas camadas profundas daterra, estas águas puras, química e mineralogicamente ricas, são indicadas como terapias para diversos problemas comoreumatismos, artroses, doenças do aparelho respiratório e digestivo e problemas dermatológicos.
Património Arqueológico
A toda esta Região está associado um valioso património arqueológico, testemunho claro da fixação milenar do Homem nestas paragens. Essa presença deixou marcas desde a pré-história à cultura castreja e domínio romano, à época medieval e à presença Judaica.
Na Região desenvolveram-se algumas propostas de percurso que incluem algumas das mais importantes colecçõesarqueológicas: os imponentes Dólmenes do IV e III milénios a.C.; a Cava de Viriato; Vias, Calcadas e Ruínas Romanas.

A Catedral de Viseu
A actual Sé ou Catedral de Viseu é um edifício gótico dos séculos XIII-XIV, ao qual as diversas obras dos séculos seguintes deram a fisionomia inconfundível que tem hoje.
 É um monumento de «nobres proporções», notável entre os seus congéneres portugueses. A Catedral apresenta também vestígios da presença romana em Viseu, com inúmeras pedras reaproveitadas na construção do templo, resultado da ocupação desta zona privilegiada, onde também foi descoberta uma basílica paleo-cristã.

 
O vinho do Dão
A região demarcada do Dão, instituída em 1908, é composta porvinhas muitas vezes escondidas entre pinheiros, por giestas esilvados.
Esta Região, com uma extensão aproximada de 20 000 hectares de vinha, desenvolve-se entre zonas profundamente montanhosas e vales com colinas e declives suaves que, com um clima muito próprio, criam condições únicas para a produção de vinhos distintos.
Actualmente já existem na região várias quintas que promovemvisitas a adegas com provas e venda de vinho, que vale a penaconhecer.
A Gastronomia
Rica e variada, a gastronomia desta Região é uma das suas principais atracções.
Fazem a delícia dos apreciadores, os sabores da Sopa da Beira, das Migas à Lagareiro, do Arroz de Carqueja, do Rancho à Moda de Viseu, da Vitela Assada à Moda de Lafões, do Arroz de Lampreia, das Trutas do Paiva, dos Enchidos e de muitos outros. Famosos, são também, as variedades de Pão, de mistura, de centeio, broa de milho, que podem acompanhar uma refeição ou um belíssimo Queijo da Serra.
Pode também saborear alguns doces, confeccionados com base em receitas antigas, como o Leite Creme ou Arroz Doce à Moda da Aldeia, Pudim de Requeijão ou de Pão, Papas de Milho, ou uma variedade de bolinhos e pastéis tradicionais.
Artesanato
A habilidade das mãos e uma cultura transmitida ao longo das gerações souberam, até hoje, transformar a matéria em objectos utilitários e decorativos, apreciados pela sua originalidade e encanto. A pedra, a argila, as varas doscastanheiros, os juncos e as canas, o metal, a madeira, a lã e o linho, são transformados em peças de artesanato que mantêm ou recriam saberes ancestrais. Estas peças são utilizadas nas actividades do dia-a-dia ou vendidas em feiras e lojas. Entre elas destacam-se as flores de papel da Fragosela, os estanhos da Bodiosa, a latoaria, a madeira eo ferro forjado de Viseu, o vime, a verga, o linho e a lã das aldeias dos arredores de Viseu.
Festas, Romarias e Feiras
Por toda esta Região realiza-se um grande número de festas e romanas, com expressão religiosa que permite que a devoção e a festa existam em simultâneo.
As feiras, em virtude da tradição comercial desta região central, há séculos que se realizam.
Destaca-se, na cidade de Viseu, a Feira de São Mateus, uma feira secular, com origem provável no reinado de D. Dinis, e que é, ainda  hoje, a maior feira da cidade de Viseu e uma das suas principais atracções turísticas.

Textos e fotos gentilmente cedidos
por Região de Turismo de Dão-Lafões

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...