domingo, 7 de abril de 2013

Conduzir pelas cores do Outono em New England – Estados Unidos da América

Numa das mais impressionantes extravagâncias da Natureza, a chegada do Outono em New England estende uma onda de cores âmbar, amarelo e vermelho pelas copas das árvores. Apesar desta estação do ano poder ser admirada em todo o mundo, aqui ocorre uma combinação especial entre clima, espécies presentes e relevo, que torna o Outono desta região o mais espetacular do planeta. Uma semana de carro pela região, nesta altura do ano, é inesquecível.
Como este é um espetáculo totalmente natural, torna-se impossível prever com precisão quando será o seu auge, pelo que ajuda ter um calendário fexível. Outubro é, normalmente, o clímax em New England – região que faz fronteira com o Canadá e inclui os estados de New Hampshire, Vermont e Maine – e a palete de cores espraia-se de norte a sul. No entanto, não há necessidade de viajar às cegas, uma vez que existem sítios na Internet que vão informando sobre os apogeus das cores.
As mudanças nas cores são localizadas, a ponto de, por vezes, ser preferível uma estrada a outra para as apanhar no seu melhor. A sua disposição pode, inclusive, alterar-se diariamente de forma profunda e de vale para vale ou colina para colina. A altitude tem uma importância enorme na disposição cromática, com as árvores em posição mais elevada a terem tendência para se alterar primeiro que às do fundo dos vales. Assim, tente arranjar um bom mapa, recolha a informação mais atualizada que conseguir e parta. Reparar nas oscilações das cores faz parte do interesse da viagem, uma espécie de versão relaxada da observação de tornados. A atração pelas folhas – os forasteiros entusiastas são conhecidos por “espreita-folhas” – levá-lo-á a zonas de New England a que mais nenhuma excursão turística o leva.
O circuito típico a partir de Boston ruma a noroeste, para Vermont, voltando para leste para passar a White Mountain, no norte de New Hampshore, e depois de volta ao sul para os belos lagos, junto a Laconia. Esta conta-se entre as melhores áreas, sendo atravessada pelo rio Conneticut. Apesar de as auto-estradas, diretas e rápidas, serem tentadoras, as velhas estradas, que muitas vezes lhe são paralelas, são melhores percursos.A auto-estrada 12 leva-o para norte ao longo do rio, através de uma série de pontes de madeira características da região coberta de bosques, até Lebanon. A partir daqui, existe a auto-estrada 4, através das montanhas, de Woodstock para Rutland. Vistas arrebatadoras viradas a sul para as colinas douradas da Floresta Nacional de Green Mountain obrigam a uma paragem para as contemplar – o único problema será escolher o restaurante com melhores vistas.

A partir de Rutland, atravessa as colinas que antecedem o Lago Champlain, na fronteira com o Estado de Nova Iorque. Com a sua margem ponteada de retiros idílicos, é um local encantador para ver os suaves raios de sol do fim de tarde banhando as águas. Arrepiando caminho para leste, a estrada 302 atravessa o Rio Conneticut para alcançar a área mais bela de New Hampshire: a Floresta Nacional de White Mountain. O Monte Washington, que com uma altitude de 1916 metros, domina os restantes picos, faz deste parque um local de eleição para observar as cores do outono. Uma boa maneira de lhe aceder é através da serpenteante estrada 112, ou estrada Kancamagus – de forma algo confusa há nomes de vilas e aldeias repetidos na região.
Se chegar na altura certa, a vista é de cortar a respiração, com montanhas cheias de tons de vermelho, dourado, bronze, amarelo e verde. A maioria das folhas muda de cor devido à redução do seu factor de clorofila, criado pela descida da temperatura. Os vermelhos brilhantes dos áceres, no entanto, têm origem no calor de Verão – a luz intensa origina a produção de açúcar nas folhas. Quanto mais quente tiver sido o Verão, mais intensos serão os vermelhos outonais.
Um dos locais a não perder nas White Mountains é Flume Gorge, à saída da estrada 3, a norte de Lincoln. Um curto trilho a pé leva-o através da floresta e de uma tumultuosa queda de água para alcançar uma ponte vermelha, coberta, construída em 1886 sobre o rio Permigewasset, descendo depois todo o desfiladeiro. Existem inúmeros trilhos e qualquer deles dar-lhe-á uma perspectiva das cores e das árvores diferente da que tem de carro. De volta ao volante, percorrem-se outras estradas que o conduzem pelas passagens e pelos picos rochosos de franconia Notch e Crawford Notch, ambos merecedores de uma visita.
Em contraste, o território a sul das White Mountains é de relevo mais suave, dominado por diversos lagos, como o vasto Winnipesaukee. A pequena aldeia de Holderness, na margem do lago de Squam, onde uma loja vende caramelos caseiros de fazer crescer água na boca, é o local ideal para iniciar uma circum-navegação pelos lagos. Uma curta viagem pela estrada 25 leva-o até à tranquila vila piscatória de Center Harbour, seguindo depois para a estrada 109, que segue pela margem leste do lago Winnipesaukee. Neste local, as árvores são maioritariamente de tons amarelos e bronze, banhando a estrada num trilho quente, quando a luz do sol as atravessa. De Alton Bay poderá arrepiar caminho pela margem oposta e regressar a Holderness. Aqui, ver à noite, da varanda do seu quarto de motel, a lua a subir é o final perfeito para a sua viagem pelo festival de cores outonais.




0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...