domingo, 7 de abril de 2013

Tours o berço da Renascença Francesa – França

Berço da Renascença francesa – e nervo urbano do monumental vale do Loire, mesmo não sendo capital da região -, Tours é hoje uma cidade rica tanto em herança histórica como em jovialidade, animada por vasta população estudantil. E um óptimo ponto de partida para a exploração dos famoso châteaux.
A acolhedora place de Plumerau (ou apenas “Plum”, para os locais) é a peça central da “Vieux Tours”. As casas de enxaimel, com as traves de madeira à vista, dão-lhe um charme característico. E os muitos cafés e esplanadas dão-lhe a vivacidade que se quer numa “sala de visitas”. Pelas ruas da cidade velha encontram-se vários “hôtels particuliers”, faustosas mansões dos séculos XIV a XVI que resistiram ao tempo.
O Museu de Belas-Artes, instalado no antigo palácio dos arcebispos, alberga uma importante coleção de pintura francesa e estrangeira que vai da Idade média ao século XX. A leste do centro histórico de Tours a Catedral de Saint-Gatien expõe na sua fachada séculos e séculos de intervenções arquitectónicas e possui um magnífico conjunto de vitrais.Andar a pé é a melhor forma de conhecer o centro de Tours. Aproveite a estada em Tours para explorar o vale do Loire. E a melhor forma de fazê-lo é a pedalar – só assim se toma verdadeiro gosto à beleza da região. A rede Loire à Vélo liga, através de estradas secundárias e ciclovias, as cidades e os châteaux que vale a pena conhecer.

O queijo Sainte-Maure de Touraine, produzido com leite de cabra na aldeia que lhe dá nome, tem formato cilíndrico e, como marca de autenticidade, uma palha de centeio e atravessá-lo, com a identificação do produtor. Para provar essa ou outra das duzentas variedades de queijo da região, visite a Les Fromages du Moulin em Tours.
A Feira do Alho e do Manjericão é uma tradição que remonta à Idade Média. Mandava a superstição da época que cada casa tivesse um vaso de manjericão para se proteger do temível basilisco, um animal mitológico cruzado de serpente e dragão.
Se deseja ficar alojado durante uns dias em Tours aconselhamos o Hotel Ronsard que combina estilo e conforto a dois passos de tudo. Os vinte quartos recentemente renovados têm uma imbatível relação qualidade preço. Outro alojamento de qualidade é o Hotel de L´Univers que fica junto à Place Jean Jaurès, ponto zero da cidade.



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...