quinta-feira, 11 de abril de 2013

Explorar a estrada Gibb River em Kimberly – Austrália



Nenhuma visita à Austrália fica completa sem uma incursão ao seu interior, tão vasto e inóspito, que a quase totalidade dos seus habitantes vive nas áreas costeiras. Para muitos é a verdadeira Austrália. Uma das mais excitantes viagens de carro que se podem fazer é a da remota estrada de Gibb River, na região de Kimberly, no oeste australiano.
Com uma extensão de 647 km, desde Derby no norte de Broome, costa Oeste, até Kununurra, na fronteira com o Território do Norte, a estrada de Gibb River leva cerca de uma semana a atravessar de carro, contando com as paragens necessárias para saborear o panorama selvagem e encantador. No caminho, poderá ficar alojado em tradicionais propriedades pecuárias, que oferecem um alojamento hospitaleiro. Passe uma ou duas noites numa autêntica cama de baloiço debaixo de um lençol de estrelas e veja as grandes quedas de água, bem como os locais de arte rupestre aborígene, raramente visitados.

À saída de Derby, o primeiro local a explorar é Windjana Gorge, através de Napier Downs, onde termina o troço asfaltado da estrada. Esta é a região dos condutores de gado e o desfiladeiro foi um local de acampamento e passagem de manadas, que podia albergar cerca de 500 cabeças de gado de cada vez. As suas paredes de 90 metros de altura, escavadas naturalmente pelo Rio Lennard, foram durante o pré-histórico período Devónico parte do sistema de barreira de corais – arqueólogos descobriram ao longo da encosta diversos fósseis de espécies há muito extintas.
Mais para leste, percorrendo o Parque Nacional King Leopold, encontra-se o primeiro alojamento: Mount Hart. Com um caminho de estrada de mais de 50 km a partir da estrada principal, percebe-se logo a dimensão enorme desta propriedade e de todo o interior australiano. Quando os locais falam dos seus vizinhos, provavelmente estão a falar de alguém que vive a horas de viagem. No entanto, os laços que unem estas pessoas são tão fortes como se vivessem mesmo ali ao lado.
Em Old Mornington Station a principal atração é o desfiladeiro de Dimond, onde se pode remar numa canoa em águas tranquilas. Com as suas encostas em rocha avermelhada erguendo-se à nossa volta, torna-se, pelo menos naquele instante, fácil imaginar que somos pioneiros a descobrir uma parte remota da Austrália.
Foi recentemente descoberto, num recanto de Old Mornington, um local de arte rupestre aborígene, em que se podem observar gravuras alusivas a cometas e a tradicionais figuras Wandijna, de cabelos espetados. Isto lembra-nos que os pioneiros europeus estavam apenas a seguir as pisadas de um povo que habitava estas paragens há 40 mil anos.
De regresso à estrada, o passeio revela-se excitante, à medida que, a cada solavanco, todas as preocupações do mundo ficam cada vez mais para trás. A única preocupação é a de não atropelar nenhum dingo que possa atravessar no seu caminho ou a eventual passagem ruidosa de algum “comboio de estrada” – verdadeiros monstros que podem chegar a ter três atrelados, atirando grandes quantidades de pó para o ar, imparáveis na distribuição de produtos Às comunidades mais remotas. Encostar e deixá-los passar é, na verdade, a única maneira de lidar com eles.
Depois de uma dormida em Drysdale River Station, situada numa ramificação da estrada, vale a pena despender de um ou dois dias e continuar este caminho rumo a norte até alcançar Kalumburu e o incrível planalto Mitchell. A estrada de Gibb River pode ser estreita, difícil e isolada, mas a de Kalumburu é bem mais complicada. A sua recompensa será vislumbrar uma das mais arrebatadoras quedas de água australianas: a tripla queda de Mitchell. Durante a estação alta, um passeio de helicóptero será a melhor maneira de as observar.
De volta à estrada de Gibb River, será um verdadeiro prazer fazer uma curta paragem no Parque El Questro, um ecoturismo criado por um milionário inglês. Poderá parecer-lhe tão selvagem como tudo o que viu até aqui, mas após o que já passou será, com certeza, uma experiência de luxo.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...