domingo, 7 de abril de 2013

Quios uma ilha desconhecida – Grécia

Quios é uma ilha grega que não encaixa no estereótipo da ilha grega. Não há casas tão brancas que reflectem o sol com cúpulas azuis, encavalitadas umas nas outras numa encosta até uma praia de água cristalina. Mas em Quios há terriolas encantadoras, um cheiro incrível a flor de laranjeira na Primavera e praias vazias a que se chega depois de ziguezaguear por estradas.Quios está mais perto da Turquia do que de Atenas. E isso nota-se. Na cidade de Quios, a capital e o principal porto da ilha, vêem-se montanhas na outra margem – são montanhas turcas. Vêem-se luzes – é Esmirna. Liga-se a TV e surgem canais turcos; o mesmo acontece com a rádio. O aeroporto é pequeno e os turistas em Quios são mais gregos do que internacionais.


Em Quios, há algumas coisas obrigatórias a fazer. Uma é inevitável: cheirar o ar, saturado de citrinos, flor de laranjeira, de tangerina, dos pomares que parecem estar em todo o lado. Há que provar a típica tangerina, gomo a gomo ou em sumo ou em conserva. Outra: comer o queijo local – chama-se mastelo – grelhado, com limão. E finalmente: experimentar a resina mástique, que a aroeira (a “mastic tree”) produz, apenas na zona sul da ilha. Apesar de haver aroeiras em vários outros países, a resina é produzida apenas aqui.

Depois há o que Quios tem por ser uma grande ilha, a quinta maior da Grécia: mais de 200 quilómetros de costa recortada, sinónimo de muitas praias, completamente diferentes entre si, com cafés ao lado e guarda-sóis e espreguiçadeiras ou sem uma única estrutura de apoio à vista, praias muito concorridas cheias de gente, ou com poucas pessoas ou mesmo ninguém, de solo claro ou vulcânico. Vale sobretudo a pena para quem alugar um carro e que poderá assim percorrer a ilha, com recortes e cantos de praias escondidas onde não se chegará de transportes públicos.
Para quem esteja sem transportes numa visita mais curta – Quios pode ser uma boa escala para quem faça uma viagem que inclua a Turquia e a Grécia – a cidade de Quios não será a povoação mais bonita, mas há transportes públicos para visitar vários locais, como o mosteiro de Nea Moni e os seus impressionantes mosaicos, património mundial da Unesco ou pequenas localidades antigas, pequenas jóias como Pyrgi ou Mesta. 

Pyrgi é a mais icónica: toda a cidade tem edifícios com desenhos geométricos e muito trabalhados, cinzento-escuro e branco.
Ao longe parecem pintados, mas que ao perto se vê terem sido feitos raspando a parte branca, de gesso, e deixando a vista o cinzento. 

Perto de Pyrgi há um das mais conhecidas praias da ilha. Chama-se Mavra Volia e é famosa pelas águas no fundo de pedras negras, resultado de uma erupção vulcânica, que estão no lugar da areia.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...