quarta-feira, 10 de abril de 2013

Remar pelos atóis e recifes das Ilhas Exumas – Bahamas



Rodeadas de um mar azul turquesa, com secretas praias de areia branca e baías isoladas, a cadeia de ilhas Exumas estende-se ao longo de 160 km. Aqui, as brisas quentes dos ventos alísios, as águas mais cristalinas do mundo e os cerca de 365 tipos diferentes de corais fazem as delícias de qualquer amante de caiaque de mar.
Distando apenas 56 km de Nassau, as ilhas Exumas situam-se no centro do arquipélago das Bahamas, que ocupa cerca de 259 mil km². A melhor maneira de as explorar é em caiaque de mar – canoas estáveis que permitem uma navegação perfeita pelas águas transparentes, flutuando por cima do dinâmico mundo dos corais.
A palavra “Bahamas” vem do espanhol baja mar e é este mar pouco profundo que evita que os iates e barcos de maior dimensão penetrem pelos recifes junto à costa. Isto significa que poderá atravessar de baía em baía, apenas ao som dos seus remos e do mar. A transparência da água permite-lhe detetar tudo, desde mantas a tubarões de recife.
Com compartimentos especiais a bordo para armazenar o equipamento e todos os bens, a viagem pode levá-lo para bem longe da confusão e das pessoas, rumo às zonas mais remotas do arquipélago. Aqui, praias dominadas por palmeiras, coqueiros e algumas conchas serão os seus abrigos para acampar de noite, sentindo-se como se fosse um náufrago. Sentado numa praia deserta a observar o vasto oceano, enquanto o sol mergulha no outro lado do horizonte, numa tempestade de tons laranja e avermelhados, poderá sentir o sabor da magia tropical que as Caraíbas oferecem.
A maior porção de terra desta cadeia de ilhas é a Grande Exuma a sul. Com a maior pista de aterragem, logo a meia porta de entrada para os visitantes, fica a cerca de 30 minutos de carro de George Town, o centro administrativo da ilha. Localizada na margem ocidental do porto de Elizabeth, protegida do Atlântico pela ilha de Stocking, a cidade é atravessada pelo trópico de Câncer. Abrigada pela sua baía atrativa, onde se realiza a Regata Anual, poderá experimentar o caiaque, antes de dar início à viagem.
No extremo Norte da ilha, a 40 minutos de George Town, a sossegada vila de Barretarre é o ponto de partida ideal para o passeio. Daqui, os ilhéus exteriores de Exuma, incluindo o Boysie Cay e o Rat Cay são facilmente acessíveis, bem como as Brigantinas – uma faixa estreita de ilhas remotas que, vistas do mar, aprecem dispostas como um carreiro de pedras. Saltar de ilha em ilha com o seu caiaque, transporta-o através de uma enorme variedade de ambientes marinhos, em que as águas nunca são iguais ao que já viu antes.
No prolongamento do extremo norte da Grande Exuma, ao contornar Pudding Point, as águas voltam a mudar. O fundo do mar raramente desaparece e quando a luz é suficientemente clara, poderá desfrutar dos brilhantes reflexos e intermináveis tons de azul.
Ao longo da faixa Brigantina, ao passar pelas enseadas isoladas, baías secretas e ilhéus com nomes como Gold Ring Cay, False Cay e Jimmy Cay, a sua rota transporta-o de volta ao tempo em que os piratas dominavam estas águas, atacando os barcos que atraíam para águas baixas. No extremo sul de Long Cay, uma baía com uma praia coberta de palmeiras é um ponto de paragem óbvio, sendo ideal também para matar a sede com água de coco.
Quando se atinge New Cay, poderá facilmente seguir a linha de costa de rocha calcária, até à lagoa interior, no sudeste da ilha. Esta leva-o até Mangrove Creek, um canal inundado pelo mar que pode ser navegado durante a maré alta, quando os tons de verde luxuriantes e as raízes retorcidas do mangue formam vibrantes e coloridos contrastes na água.
Para o seu regresso à Grande Exuma, poderá simplesmente arrepiar caminho e regressar pelo lado oposto das Brigantinas ou então dirigir-se a Nordeste, rumo a Norman’s Pond Cay e passar de ilha em ilha por Lee Stocking Island, Williams Cay e Children’s Bay, até chegar ao último local de acampamento, uma linda baía em Rat Cay.
Este percurso, partindo da Grande Exuma, é apenas uma das inúmeras possibilidades existentes. O número de ilhas em águas calmas e protegidas é tal que será difícil escolher a sua rota. Um trajeto alternativo poderia começar na Pequena Exuma, a ilha mais a norte deste arquipélago. Entre Wax Cay Cut e Conch Cay Cut, poderá remar pelo Parque Marinho das Exumas, o primeiro santuário marítimo do mundo. Fundada em 1958, esta reserva livre de pesca é famosa pela sua beleza, fantásticos recursos e pontos de paragem, em que pode partilhar a praia com tartarugas de 200 anos ou com dragões das Bahamas, uma espécie de iguanas.
Não há rotas fixas. A água é calma e permite grande liberdade de navegação. O mar aqui é tão lindo que irá desejar naufragar num ilhéu paradisíaco durante uns tempos.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...