quinta-feira, 11 de abril de 2013

Turim em Itália – Bela do dia e da noite



Cinema, gastronomia, comércio, história, religião, desporto e diversão noturna. Há poucos destinos no mundo com tantos motivos de interesse e com esse nível de qualidade. Conhecer Turim é descobrir uma cidade de paixões.
Os encantos do norte da Itália são muitos. Um lugar repleto de vilarejos coloridos e paisagens espetaculares, que serão para nós os lugares mais incríveis. Turim é a capital da região de Piedmont e localiza-se às margens do rio Pó. Suas casas reais, de extraordinário valor histórico, foram declaradas Património da Humanidade.
Entre elas, o visitante encontra a casa da Corte, o Palácio Real, construído no século XVII; o antigo lugar de morada das moças da corte, o palácio Madama; o castelo de Ravióli, que acomoda o museu de Arte Contemporânea, e o castelo La Madria, residência de Vittorio Emanuele durante longos anos. O símbolo da cidade é o Mole Antonelliana, construído para ser um templo israelita e atual sede do Museu do Cinema.
Desde a história dos seus prédios barrocos à modernidade da cidade, Turim é uma das grandes cidades de Itália mas das menos conhecidas principalmente pela sua proximidade com Milão e Florença, e é uma cidade que sabe aproveitar a sua face misteriosa como atrativo turístico.
Situada a meio caminho entre o branco dos Alpes e o verde do seu centro histórico. Turim tem mais de 40 museu, várias igrejas e palácios barrocos e fazem parte da sua carta de apresentação. A “Augusta Taurinorium” sobre a qual assenta a atual cidade foi disposta pelos romanos no cruzamento entre dois rios, o Po e o Dora, duas artérias que, além de fazer de Turim uma cidade verde com inúmeras atividades lúdicas, encarnam o poder masculino do Sol e a força feminina da Lua conferindo-lhe um poder mágico, pelo menos é assim que reza a lenda.
Turim tem muito verde, praças, cafés elegantes e dois programas espetaculares. Um deles é o museu Egípcio que abriga a segunda maior coleção de arte egípcia do mundo, ficando atrás apenas do Cairo – capital do Egipto. Destaca-se na coleção o Livro dos Mortos, que é um papiro com espécie de instruções para seguir depois da morte; e uma belíssima estátua de Ramsés II.
Outro programa interessante e imperdível na cidade é o Museu Nacional de cinema que fica localizado na Mole Antonelliana (cartão postal da cidade). É um museu criativo que conta com cinco andares que contam a história e evolução do cinema. A parte mais divertida são as várias salas temáticas que funcionam como espécie de sets cinematográficos: um café antigo, um cinema cujas poltronas são em forma de privada, um laboratório de um cientista louco, uma sala de horror e tortura; e por aí vai…
Turim, ao contrário do que todos pensam, é uma das melhores cidades para se visitar no mundo. Não só pela beleza, história mas por toda a cultura antiga, contemporânea e também moderna que oferece.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...